Quem usa os serviços bancários, mais especificamente, os serviços de transferências eletrônicas, geralmente se perguntam se é possível ou não cancelar uma transferência já realizada.
O que pode acontecer, por exemplo, é a pessoa digitar algum dado incorreto do beneficiário e precisar corrigir.
Há situações em que é sim possível cancelar uma transferência. Abaixo, listamos as principais delas.
É Possível Cancelar Uma TED?
No caso da TED, a transferência ocorre praticamente no mesmo instante. Não havendo tempo suficiente para que a pessoa consiga cancelar antes da conclusão da transação. Também não é possível alterar nenhum dado do destinatário.
Sendo assim, só é possível cancelar uma TED se a mesma for agendada.
Quando Podemos Cancelar Um DOC?
No caso do DOC, como a compensação é feita em D+1, o que significa que será somente no próximo dia útil, há chances de o usuário conseguir cancelar, dependendo do banco.
No caso do Itaú, por exemplo, ele permite que o DOC seja cancelado desde que ele seja feito na própria agência do usuário, desde que o mesmo solicite o cancelamento até às 16 horas do dia do envio.
Como Ocorre o Estorno da Transferência Via TED?
Se você fizer uma TED e informar o número do CPF do destinatário errado, por exemplo, os dados não irão bater com os da conta. Dessa forma, o banco irá estornar o valor para a conta da pessoa que enviou o valor.
Em caso de erro na digitação dos dados, o banco deve estornar o valor para a conta do remetente. E só permitir o envio se todos os dados estiverem corretos.
Como Funciona no Caso de Transferências Agendadas?
Se a transação tiver sido agendada, desde que observadas algumas condições, é possível cancelar. Confira abaixo quais são essas condições:
• Para as TED’s, o cancelamento poderá ser feito até um dia antes da data agendada para o envio.
• Para o DOC, é possível cancelar até às 18 horas do dia útil do envio.
Quais os Prazos de Compensação de TED e de DOC?
Os prazos de compensação para ambas as formas de transferências são diferentes. E é sempre bom relembrar.
A compensação do DOC, por exemplo, acontece após 1 dia útil do envio da ordem. E o horário limite é até às 22:00hs. A devolução pode demorar até 2 dias úteis.
Agora, no caso da TED, o dinheiro cai na conta do favorecido no mesmo dia do envio. Geralmente, em alguns minutos após o envio ele já constará na conta do destinatário. Para isso, é preciso realizar a transferência até às 17:00hs do dia útil. No caso da TED, a devolução demora até 1 hora para ser feita, a contar do momento do envio.
É Seguro Realizar TED e DOC?
Quando comparamos as alternativas de transferência de valores disponíveis, fica fácil perceber que as modalidades de transferências eletrônicas são sim bem mais seguras que as formas tradicionais.
Isso devido ao fato de não precisarmos sair com dinheiro em espécie para levar ao banco ou casa lotérica, também não precisamos sacar nenhum valor na boca do caixa, e podemos transferir o dinheiro de dentro da nossa casa. Ou seja, com toda a segurança.
Além do mais, o beneficiário também recebe o dinheiro com segurança. E após pouco tempo depois de enviado. Nem nenhuma burocracia ou perigo.
Além do mais, para realizar a transferência, é preciso informar todos dos dados do destinatário, como o nome completo, número do CPF/CNPJ, e os dados da conta. Assim, fica bem mais difícil confundir e enviar para a pessoa errada. Ainda assim, é recomendado prestar bastante atenção e conferir todos os dados informados antes de concluir a transação, para evitar problemas.