A conta salário é muito benéfica para o funcionário. Ela ajuda a aumentar a segurança e ainda é isenta da cobrança de tarifas. E o empregador também tem muitas vantagens.
A empresa firma convênio com o banco onde os seus funcionários passarão a receber o seu salário. Para abrir a conta, o funcionário vai até a agência bancária, levando consigo uma carta fornecida pela empresa. E o banco procede com a abertura da conta em nome do empregado.
O banco não pode, de forma alguma, induzir o empregado a abrir uma conta corrente ou se negar a abrir a conta.
Quem é Responsável Por Encerrar a Conta Salário?
Enquanto o usuário estiver trabalhando na empresa, ele usará a conta salário para receber o seu salário e poderá aproveitar empréstimos e financiamentos que o banco oferecer, sendo que as parcelas podem ser descontadas do salário, mediante autorização do empregado.
Porém, ao se desligar da empresa, seja por vontade própria ou não, é preciso cancelar a conta. Mas quem deve encerrar? A empresa ou o empregado?
O certo é a empresa mesma encerrar a conta. É preciso que a ela entre em contato com o banco e informe sobre o término do contrato de trabalho do empregado. Se, por ventura, isso não acontecer,após 3 meses sem o depósito do salário e movimentação da conta, ela deverá ser cancelada automaticamente.
Porém, o funcionário precisa ficar muito atento ao tipo de conta que sendo aberta. Se é realmente uma conta salário, que é livre de tarifas. Essa informação virá constando no contrato assinado com o banco. Pode acontecer de, mesmo solicitando a abertura de uma conta salário, o banco abrir uma conta corrente. E, ao se desligar da empresa, o usuário pensa que a conta foi encerrada e não foi. Nesse caso, ela continua gerando gastos de manutenção. E, quando o usuário fica sabendo, costuma já ter passado muito tempo e ter uma dívida alta para quitar com o banco. E ter até o nome inserido nos órgãos de proteção ao crédito.
Por isso, ao sair da empresa, confira o extrato e certifique-se de que a empresa realmente encerrou a conta. Caso não tenha encerrado, vá ao banco pessoalmente e proceda com o encerramento você mesmo.
Como Ficam Empréstimos e Financiamentos Após o Cancelamento da Conta Salário?
Existem algumas condições que permitem a cobrança de empréstimos e financiamentos na conta salário. Quando o empregado é desligado da empresa, é preciso ir ao banco para procurarem uma maneira de continuar pagando a dívida. Se desejar, o usuário poderá quitar o restante da dívida, ou negociar uma maneira de ir pagando o restante que falta aos poucos, de alguma maneira que não seja descontando na conta, uma vez que ela estará encerrada.
Cada banco tem o seu próprio procedimento para esse tipo de situação. E também é informado no contrato no momento da contratação do empréstimo. O fato é que, o encerramento da conta não pode envolver o empregado em dívidas.
Mais Informações Sobre a Conta Salário
• A conta salário não pode ser usada para o pagamento de aposentados e pensionistas do INSS;
• Antes de assinar o contrato da conta salário, tire todas as suas dúvidas com o banco, especialmente sobre o tipo de conta, o encerramento e a contratação de empréstimo e financiamento;
• O banco deve fornecer, gratuitamente, o cartão magnético para o usuário movimentar a sua conta salário;
• A transferência da conta salário para outro banco, através da portabilidade, é isenta de tarifas;
• O titular da conta deve autorizar, mediante contrato, todo desconto na folha de pagamento,
• Não é permitido receber e nem realizar transferências da conta salário. E nem depósito.