As pessoas que trabalham em horário central sempre enfrentam uma certa dificuldade quando precisam ir a uma agência bancária resolver qualquer problema. Ainda que saiam no horário de almoço, o tempo nem sempre é suficientepara resolver, pois sempre tem filas.
Ao contrário do que acontece no comércio, os bancos possuem um horário reduzido de funcionamento. Em geral, eles ficam abertos de 5 a 6 horas por dia, apenas. Quem trabalha em horário central, precisa sair bem mais cedo do trabalho para conseguir encontrar a agência aberta. E, na onda de desemprego que vem afetando a população brasileiras, muitas pessoas até deixam de resolver várias questões, somente para não terem de ficar saindo mais cedo do serviço.
Qual o Motivo do Horário Reduzido dos Bancos?
Quem regulamenta o horário de funcionamento dos bancos é o Banco Central. São impostas algumas exigências aos bancos. E, para o Bacen, alguns serviços devem ser realizados com as portas dos bancos fechadas.
Para quem trabalha no banco, a jornada de trabalho, em geral, é praticamente a mesma da pessoa que trabalha nos demais estabelecimentos comerciais. Os funcionários chegam em torno de 1 hora antes da abertura do banco e trabalham até 2 horas após o fechamento.
Qual o Horário de Funcionamento dos Bancos
Os bancos podem definir o horário de funcionamento, desde que sigam as regras impostas pelo Banco Central. Conforme estabelecido pela lei brasileira, o horário de funcionamento dos bancos é:
- das 10h às 16h nas capitais
- das 11h às 16h em cidades do interior.
Uma exigência do Bacen é que os bancos fiquem abertos por 5 horas ininterruptas por dia. E o atendimento obrigatório é das 12h às 15h. No caso do atendimento obrigatório, ele é destinado a situações especiais como, por exemplo, para dias que antecedem datas festivas, períodos de crises energéticas e quarta-feirade cinzas.
Se na cidade tiver apenas uma agência de bancos múltiplos com carteira comercial (Caixa EconômicaFederal, Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Santander e outros) ela não tem a obrigação de cumprir o horário que o Banco Central determina.
Quais os Dias Que as Agências Bancárias Não Abrem?
O funcionamento das agências bancárias é de segunda à sexta-feira. Confira abaixo a relação dos dias em que os bancos não abrem as portas:
- Sábados, domingos e feriados;
- Feriado do dia 02 de novembro;
- Dia de Corpus Christi;
- Último dia útil do ano,
- Segunda e terça-feira de carnaval.
Quanto aos feriados municipais e estaduais, são as respectivas leis que determinam o funcionamento. E nos períodos de grave, os bancos também podem ficar fechados por um bom tempo.
Se o usuário precisar de uma agência bancária e estaestiver fechada, poderá se dirigir à uma casa lotérica. É possível realizar vários, principalmente para quem é cliente da Caixa. Vários serviços dela podem ser feitos nas casas lotéricas de todo o país.
Outra opção e uma das mais usadas hoje em dia é o internetbanking. Por meio desse canal, o cliente do banco consegue realizar uma enorme variedade de serviços, como pagamento de contas, transferências, consultar saldo e extrato e muito mais.
Sem falar que os usuários também podem usar os caixas eletrônicos. Os terminais da rede Banco24Horas permitem saques e até mesmo em alguns supermercados e estabelecimentos comerciais é possível realizar pagamentos.
Quem é cliente do Banco do Brasil pode ainda contar com os serviçosdo Banco Postal disponível em agências dos Correios.
Dessa forma, quem não tem muito tempo para ir à uma agência bancária tem várias opções para a grande maioria das questões relacionadas à serviços bancários.