Muita gente ainda não conhece o FINAME. No post de hoje, daremos mais detalhes do que é e de como ele funciona.
FINAME, na verdade, é um financiamento concedido pelo BNDES, através de instituições financeiras habilitadas para produzir e adquirir novos equipamentos novos para as empresas credenciadas ao BNDES. Equipamentos esses que precisam ser nacionais.
Veja como se divide o produto financeiro do BNDES FINAME:
-Linha de financiamento que servem para atender, especificamente, demandas de vários perfis de clientes, levando em consideração os itens cabíveis de financiamento e a empresa beneficiária. Confira abaixo as linhas de financiamento do BNDES, de acordo com informações do próprio site:
- Micro, Pequenas e Médias Empresas – Aquisição de Ônibus e Caminhões (MPME Ônibus e Caminhões) – Apoio à aquisição de ônibus e caminhões, para micro, pequenas e médias empresas, e para transportadores autônomos de cargas;
- Bens de Capital – Comercialização – Aquisição de Ônibus e Caminhões (BK Aquisição Ônibus e Caminhões) – Apoio à aquisição de ônibus e caminhões, para média-grandes e grandes empresas;
- Micro, Pequenas e Médias Empresas – Aquisição de Bens de Capital (MPME BK) – Apoio à aquisição de maquinas e equipamentos nacionais novos, exceto ônibus e caminhões, para micro, pequenas e médias empresas;
- Bens de Capital – Concorrência Internacional (BK Concorrência Internacional) – Apoio à aquisição e produção de máquinas e equipamentos, exceto ônibus e caminhões, que demandem condições de financiamento compatíveis com as ofertadas para congêneres estrangeiros em concorrências internacionais;
- Bens de Capital – Produção de Bens de Capital (BK Produção) – Apoio à produção de máquinas e equipamentos fixos, para empresas de qualquer porte,
- Bens de Capital – Comercialização – Aquisição de Bens de Capital (BK Aquisição) – Apoio à aquisição de maquinas e equipamentos nacionais novos, exceto ônibus e caminhões, para média-grandes e grandes empresas.
Como Conseguir o Financiamento?
As sociedades nacionais e estrangeiras podem solicitar o FINAME, desde que as orientaçõessejam respeitadas. Também é preciso que tenham sede e administração aqui no Brasil, pessoas jurídicas de direito público, empresários individuais que forem inscritos nos Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, ou CNPJ, e também no Registro Público de Empresas Mercantis, transportadores autônomos de carga que sejam residentes e domiciliados aqui no Brasil, para a compra de caminhões e coisas do tipo, além de outros equipamentos adaptáveis como a chassis, como é o caso de guindastes, plataformas, tanques nacionais e também associações, como cooperativas, associações, condomínios, sindicados e clubes.
Ao todo, são três as modalidades de apoio do FINAME, cada qual relacionada a uma etapa do processo de produçãoou venda do produto.
- Modalidade 1 (Financiamento à compradora): nessa modalidade, estão os recursos destinados à aquisição de máquinas e de equipamentos por sua natureza, conforme estabelecidopelo BNDES. Eles podem ser destinados ao uso de terceiros ou não, desde que esteja expresso no contrato de locação ou comodato.
- Modalidade 2 (Financiamento à Produção de Máquinas e Equipamentos): nessa modalidade, estão os recursos voltados para a produção de máquinas e de equipamentos que já foram negociados com as Compradoras.
- Modalidade 3 (Financiamento à Fabricante para a Comercialização): essa modalidade está voltada para a venda de máquinas e de equipamentos que já tenham sido negociados com as compradoras.
Há ainda mais dois tipos de FINAME: o FINAME Agrícola, que está voltado para a compra de produtos e de equipamentos para o setor agrícola. Eo FINAME Leasing, que é um empréstimo, onde a instituição que o concede mantem a posse do produto até que o empréstimo seja totalmente quitado.
Passos a Passo Para Conseguir o FINAME
1º Passo: através do site do BNDES, o interessado verifica a máquina ou o equipamento que deseja adquirir. É preciso que o mesmo conste na listagem de equipamentos que o BNDES financia.
2º Passo: o segundo passo é procurar um agente financeiro credenciado e solicitar o financiamento.
3º Passo: se a solicitação for aprovada pelo agente credenciado, ela será enviada para o BNDES.
4º Passo: se a solicitação estiver de acordo com as normas, o BNDES autoriza o financiamento.
5º Passo: o fabricante ou distribuidor é autorizado a entregar o bem financiado ao comprador.
6º Passo: a máquina ou equipamento é entregue ao comprador.
7º Passo: o valor a ser financiado é repassado ao agente financeiro, mediante a solicitação e a apresentação da nota fiscal.
8º Passo: o agente financeiro então transfere o valor ao fabricante ou distribuidor autorizado, que entregou o bem.