O uso descontrolado do cartão de crédito pode trazer muitas dores de cabeça para o usuário. Especialmente quando o seu limite é estourado e a pessoa se tendo que pagar um valor altíssimo da fatura.
Dizemos que o limite do cartão foi estourado quando gastamos todo o limite de crédito disponível. Em algumas situações, gasta-se até mais do que o limite. Se o total disponível no seu cartão é R$ 1.000,00, e você R$ 1.000,00 em compras, então você estourou o limite do cartão.
Se você não conseguir pagar o total da fatura, estará entrando em uma grande enrascada. Pois os juros do cartão de crédito são absurdos. Além do mais, quando uma pessoa estoura o limite do cartão de crédito, é sinal de que ela não tem nenhuma disciplina financeira e precisa aprender alguns cuidados básicos.
O Que Fazer?
Mesmo que você queira, no mês em que o limite foi estourado, você não conseguirá mais usar o cartão. E é bom mesmo que não o faça. Depois, o ideal é se programar para pagar o valor total da fatura. Jamais pague somente o valor mínimo ou parcele a sua fatura. Os juros cobrados não compensam nem um pouco essa manobra. Você se arrependeria amargamente. Converse com a sua família e procurem uma solução para quitar a dívida. Evite pegar empréstimos, para não gerar um novo problema. Converse com amigos e explique sua situação. Talvez alguém possa te ajudar.
Pare de comprar coisas supérfluas. Antes de sair por comprando tudo o que vê novamente, quite a sua dívida primeiro. Depois de pagar o seu cartão, comece a usá-lo somente em casos de necessidade, como uma ferramenta de apoio para o seu orçamento familiar. Não devemos comprar tudo no cartão de crédito. Ele deve ser usado apenas como um auxiliar nas finanças.
Anote todos os seus gastos. Assim, fica mais fácil descobrir onde você está gastando demais e pode cortar um pouco. Se, mesmo assim, não conseguir pagar todo o valor da fatura, tente pagar o máximo que conseguir. Se caso tiver que parcelar o restante, o valor será bem menor.
Dicas Para Usar o Cartão de Crédito
Depois de tudo, pense muito bem antes de usar o cartão de crédito. Veja se a compra é realmente necessária. Talvez você possa pagar até mesmo em dinheiro, para evitar usar o cartão de crédito.
Não faça compras em valores muito altos. Pense que aquele valor, ainda que parcelado, irá comprometer a sua renda pelos próximos meses.
Planeje-se melhor. Todos nós temos vários compromissos financeiros ao longo do mês. Por isso, para evitar atrasar contas e se enrolar em dívidas, compre somente o necessário no cartão. Sempre que possível, use o dinheiro e não o cartão.
Controle os seus gastos de forma rigorosa. Não só os gastos da família, mas, principalmente, os gastos com o cartão de crédito. Se mais alguém usa o seu cartão, exija sempre os comprovantes das compras para que você possa ter o controle e não deixar que gastem mais do que o planejado para o mês.
Antes de comprar qualquer coisa, precisamos pensar se realmente precisamos daquilo. Se a hora é essa. Muitas vezes nós compramos no impulso. Somente pela facilidade de poder parcelar no cartão de crédito. Não caia nessa armadinha. Pense quantas vezes por preciso.
Só leve seu cartão se realmente for usá-lo. Caso contrário, deixe-o em casa, bem guardado. Isso pode nos ajudar muito na hora de controlarmos os impulsos de comprar o que não precisamos.
Solicite o aumento do seu limite somente em último caso. Só se realmente precisar. Você pode colocar a si mesmo em uma armadinha com a ilusão de que tem mais dinheiro para gastar.