Quem usa cartão sabe que ele costuma nos deixar em uma situação complicada de vez em quando. Algo comum de acontecer é o cartão parar de funcionar no momento em que você está pagando algo, seja no supermercado, ou farmácia, ou qualquer outro lugar. E, quando isso acontece, de nada adianta ficar bravo com o lojista, e exigir que ele resolva a situação na mesma hora. Pois não é culpa dele. É preciso verificar com calma o que está acontecendo e procurar a melhor alternativa para resolver.
Confira abaixo algumas situações que podem fazer com que o cartão pare de funcionar:
Limite insuficiente: se o cartão for de crédito e não passar, pode ser que você já tenha estourado o seu limite. Se você solicitar ao banco ou instituição financeira que aumente o seu limite de forma emergencial, você terá que pagar uma tarifa extra. A melhor opção é procurar outra forma de pagar a sua compra. E, assim que possível, ligue na Central de Atendimento ao Cliente e peça que aumentem o seu limite. Mas é sempre bom verificar a real necessidade de aumentar o seu limite, para evitar que você compre coisas sem necessidade.
Usar o cartão débito na forma de crédito: embora seja uma situação mais incomum de acontecer, algumas pessoas ainda usam o cartão da forma errada. Nesse caso, basta mudar a forma de pagamento e selecionar a opção correta.
O banco bloqueou o seu cartão temporariamente: essa situação pode acontecer se você estiver fazendo uma compra com características diferentes das que tem costume de fazer. É uma medida de segurança que o banco adota para evitar fraudes. Os sistemas dos bancos são capazes de detectar compras suspeitas e de bloquear o cartão para impedir a ação de bandidos. Compras atípicas, como valores mais altos que as de costume, várias compras seguidas em valores baixos, compras em locais muito longe dos que a pessoa tem o costume de fazer, e etc.
Cartão de Crédito Com Danos
Outra situação que pode impedir o uso do cartão é o chip apresentar algum tipo de dano. Se falhar no momento de usá-lo, limpe com um pano de algodão. Se ele não voltar a funcionar, você terá que entrar em contato com o seu banco ou com a instituição financeira e solicitar uma segunda via, e aguardar alguns dias para receber o novo cartão.
Se o cartão não for de chip, pode haver também um desgaste natural do plástico. Nesse caso, também é possível solicitar uma troca para a administradora do cartão.
Os bancos e instituições financeiras não podem cobrar nada pela troca do cartão. O consumidor não pode ter nenhum prejuízo por algum dano no cartão.
Como Resolver Se o Cartão Parar e Funcionar?
Se o seu cartão parou de funcionar e você não soube identificar a causa, você poderá ligar na Central de Atendimento ao Cliente para verificar o que aconteceu e o que você fazer para resolver.
É importante também tentar passar o cartão em outro estabelecimento, pois pode ser que a máquina de cartão ou o terminal estejam com algum problema.
Como Conservar o Cartão?
• Evite aproximar o cartão de ímãs;
• Não exponha o cartão à altas temperaturas;
• Quando for guardar o seu cartão na carteira, não coloque dois cartões em uma mesma aba, pois a carga magnética dos dois ser comprometida;
• Não risque, dobre e nem arranhe a tarja magnética do seu cartão, pois esta é a parte mais importante dele;
• Evite expor o cartão do sol;
• Não cole adesivos no seu cartão e não deixe que ele seja arranhado,
• Jamais dobre, grampeie ou amasse o seu cartão.