Caí no Golpe do Envelope Vazio: A Quem Recorrer?

Os brasileiros são vítimas dos mais variados tipos de golpes. E o que nos resta é tentarmos andar na frente desses bandidos e evitar ao máximo facilitar as coisas para eles. 

Uma nova modalidade de golpe que está sendo praticada por aí é o golpe do envelope vazio. Isso mesmo! E ele está se tornando cada vez mais comum. 

É um golpe muito simples, mas que tem levado muitas pessoas a perderem dinheiro, seja por falta de atenção, seja por acreditar demais nas pessoas, seja pela falta de informação… Enfim, para ajudar as pessoas a se protegerem desse novo golpe, dedicamos o post de hoje a explicar como ele funciona e o que fazer para não ser a próxima vítima. 

Como Funciona o Golpe do Envelope Vazio? 

Esse golpe funciona da seguinte forma: o bandido vai ao banco e faz um depósito em envelope. Só que, na verdade, ele não coloca nenhuma nota ou nenhum cheque lá dentro. Feito isso, ele receberá um comprovante de depósito, ainda que o envelope esteja vazio. Alguns costumam até mesmo tirar fotos de notas dentro do envelope e enviar para a sua vítima. Porém, elas são retiradas antes de serem depositadas. 

Como a compensação do cheque demora pelo menos 24 horas, o golpista tem tempo de sobra para enviar o comprovante de depósito para a sua vítima. Que, quando percebe que foi enganada, já não é tarde. 

O prazo de compensação de depósito em envelope é muito importante exatamente para o banco se certificar de que há valores lá dentro. 

Se você for vítima desse golpe ou conhece alguém que tenha sido, não perca tempo e denuncie o golpista. Esse é um crime de estelionato, previsto no Código Penal. E a pena prevista nesse caso vai de 1 a 5 anos de prisão, e o pagamento de multa. 

Medidas de Prevenção Contra o Golpe do Envelope Vazio 

Para nos proteger, precisamos ficar sempre atentos e tomar algumas medidas se prevenção. O primeiro passo é tomar bastante cuidado quando estiver vendendo algum produto ou estiver negociando algo com alguém. E o cuidado deve ser redobrado se a negociação estiver sendo feita pela internet. Existem muitos bandidos que usam esse meio para aplicar os mais variados tipos de golpes na população. 

No momento em que estiver negociando algo com alguém, evite aceitar pagamentos via depósito em envelope. Caso aceite, aguarde até que tenha a confirmação do banco de que o dinheiro está na sua conta. Só entregue o produto, ou realize o serviço após receber o pagamento. 

Outra alternativa é solicitar que o depósito seja feito na boca do caixa, pois o valor cai na conta em poucos minutos. Ou pode solicitar uma transferência eletrônica via TED ou DOC também. Inclusive, essas são as duas modalidades de transferências mais usadas hoje em dia, principalmente pela segurança que elas oferecem tanto para quem está transferindo, quanto para o beneficiário. 

Tudo o que você puder fazer para garantir a sua segurança deve ser feito. Não acredite no que eles dizem. Especialmente se apresentarem resistência em pagar de outra forma que não seja depósito em envelope. 

Negocie com tranquilidade, pois a pressa pode te levar a cometer um erro grave. Além do mais, não confie se a pessoa lhe fizer uma proposta fora do comum. Esse é dos mais maiores indícios de fraudes. 

Embora seja um golpe relativamente simples, muitas pessoas ainda são vítimas. Por isso, espalhe a informação e desconfie de toda proposta que pareça fora do comum. As pessoas não fazem nenhum negócio para terem prejuízo. E lembre-se: só finalize a negociação após o dinheiro cair na sua conta, ou depois de receber o produto. 

Comentários (0)
Comentar