Como Funciona o Rotativo do Cartão de  Crédito e o Parcelamento da Fatura

O cartão de crédito, hoje, já faz parte do cotidiano da grande maioria das pessoas. É uma ótima alternativa para ajudar nas compras, para garantir ótimos descontos e parcelamentos sem juros. Mas a questão é que o uso do cartão de crédito pode resultar em uma fatura maior do que o esperado quando não há planejamento, ou quando surge alguma emergência e é preciso gastar mais do que se esperava no cartão. 

Quando isso acontece, muita gente recorre ao parcelamento da fatura. Hoje em dia, todos sabem o quanto essa ideia é ruim e que essa alternativa não vale a pena, pois os juros do cartão de crédito são exorbitantes. A dívida acaba se tornando uma bola de neve, que o consumidor não consegue mais se livrar. 

Porém, uma nova regra de parcelamento do cartão vem se mostrando um pouco mais viável. Trata-se do crédito rotativo. A partir dessa nova opção, os consumidores passaram a ter a possibilidade de parcelar a sua fatura em condições mais favoráveis. 

Dessa forma, o crédito rotativo é uma opção para aquela pessoa que não conseguirá pagar o valor total da sua fatura. 

O Que é o Crédito Rotativo e Como Funciona? 

O crédito rotativo é uma espécie de linha de crédito, que pode ser usado tanto por pessoa física quanto por pessoa jurídica. O seu limite é pré-estabelecido. Conforme a necessidade, pode ser usado automaticamente pelo consumidor. 

Para usá-lo, a pessoa precisa pagar um valor entre o mínimo e o máximo da sua fatura. O que faltar será lançado de forma automática na próxima fatura, acrescido de juros, é claro. 

Veja abaixo as principais características do crédito rotativo: 

• Pode ser usado de forma repetida; 

• Antes de ter o crédito rotativo liberado, é feita uma análise sobre as condições financeiras do tomador, e se ele pode arcar com os limites que usar; 

• O tomador pode efetuar o pagamento de forma parcelado ou de maneira integral a qualquer momento; 

• O tomador tem a possibilidade de retirar fundos ou de utilizá-los até chegar ao seu limite de crédito pré-aprovado; 

• O pagamento feito pelo tomador considera apenas o valor que ele, de fato, usou, com o acréscimo de juros e imposto, 

• A quantidade de crédito vai aumentando ou diminuindo conforme o dinheiro que o tomador usar ou pagar. 

O Que Fazer Para Ter Acesso ao Crédito Rotativo? 

O tomador precisa ter um cartão de crédito com anuidade a ser paga. Isso lhe dará o direito ao seu uso. Depois, o banco faz uma análise de crédito e determina os limites do cartão e do crédito rotativo. 

O Que é Preciso Saber Antes de Usar o Crédito Rotativo? 

Antes de decidir por pagar um valor entre o mínimo e o total da sua fatura, é sempre bom pensar nos juros que incidirão na próxima fatura. Vale lembrar que essas são as taxas de juros mais altas praticadas no mercado. Na próxima fatura, constarão ainda mais juros e os encargos acumulados. Por isso, essa alternativa deve ser sempre pensada e repensada. O crédito rotativo é uma espécie de “empréstimo de emergência”, quando não há nenhuma outra opção.  

A melhor maneira de se livrar de uma dívida com cartão d crédito é usar o empréstimo bancário. Assim, o tomador paga o valor integral da fatura e consegue pagar juros bem menores com o empréstimo pessoal. 

O planejamento é alma do negócio. Para muita gente que ainda não entende muito bem como o crédito rotativo funciona, o parcelamento pode parecer uma boa alternativa, mas, já a partir da próxima fatura, torna-se uma bola de neve difícil de resolver.

Deixe um comentário