Quando recebemos um cartão de crédito, precisamos desbloqueá-lo antes para podermos usá-lo. Somente assim o seu uso estará liberado. Os procedimentos para o desbloqueio variam de uma instituição ou banco para outro. Em geral, seguem os passos abaixo:
• Cadastro da senha do cartão: é comum a grande parte dos bancos solicitarem que você cadastre uma senha na agência bancária, com o gerente, onde você solicitou o cartão. Em outros casos, os bancos enviam a senha junto com o cartão ou em outra correspondência, separada do cartão.
Quem irá fazer o cadastro da senha na agência, precisa levar os seguintes documentos: documentos de identificação com foto (RG, CHH, ou Carteira de Trabalho) e CPF originais.
As senhas podem ser compostas de 4 dígitos, de letras e números, de 6 dígitos ou até de 8 dígitos. Isso vai depender de cada banco. O ideal é sempre usar senhas fáceis de decorar e difíceis de serem descobertas.
De posse da senha, o cliente deve se dirigir a um caixa eletrônico da instituição financeira ou do banco e realizar o desbloqueio do seu cartão. Assim que o cartão for inserido no caixa eletrônico, basta seguir as instruções que aparecerão na tela.
Pode ser que sejam adicionados ainda mais recursos de segurança nesse momento. Isso varia de uma instituição ou banco para outro.
• Desbloqueio do cartão por telefone: essa é outra forma muito comum e fácil de desbloqueio do cartão. Nesse caso basta entrar em contato com a Central de Atendimento do cartão. O número vem impresso na parte de trás do cartão e também anotado na mesma correspondência em que o cartão chegou. O desbloqueio é feito usando a senha recebida pelos correios ou cadastrada no banco.
Bloqueei Meu Cartão – E Agora?
É muito comum bloquearmos o nosso cartão no momento em que estamos usando, seja por digitar a senha incorreta, seja por que o código de acesso é que estava errado, ou vários outros motivos. Se isso acontecer, é possível desbloqueá-lo através do SAC do seu cartão. O número estará impresso na parte de trás do seu cartão.
Em alguns casos, pode ser preciso ir até uma agência bancária para realizar o desbloqueio. Isso vai depender de um banco para outro.
Por Que o Banco Bloqueou o Meu Cartão?
Há situações em que o próprio banco é que realiza o bloqueio do cartão como medida de segurança. O problema é que o consumidor só saberá do bloqueio no momento em que for realizar uma nova compra. Para evitar constrangimentos, é sempre recomendável manter sempre o pagamento da fatura em dia e não estourar o limite do cartão. Além do mais, é bom também conhecer alguns dos motivos que podem levar o banco a bloquear o seu cartão.
• Falta de pagamento da fatura: motivo que já mencionamos. A falta de pagamento da fatura. Por isso, é sempre bom manter o pagamento em dia. Além do mais, todos nós sabemos dos altos juros por não pagar uma fatura de cartão de crédito, ou por pagar somente o mínimo. Evite essas situações a todo custo.
• Compras atípicas: os bancos conseguem identificar quando compras estão sendo feitas em locais diferentes dos quais o cliente tem costume de frequentar. Isso pode ser um indício de fraude. Por isso o banco cancela o cartão, como medida de segurança.
• Compras realizadas em locais distantes: essa também é outra situação que pode indicar uma fraude. O banco cancela o cartão imediatamente.
• Compras em valores muito altos ou pequenas compras consecutivas: o banco também pode realizar o bloqueio do cartão em caso de ser feita uma compra em valor muito alto. Assim como também bloqueia em casos de serem feitas várias compras com um valor baixo.