Como Depositar Em Um Envelope: Cheque e Dinheiro

Por mais facilidade que tenhamos hoje em dia no que se refere aos serviços bancários, ainda há casos em que muitas pessoas precisam se dirigir à uma agência bancária para realizar depósitos. E uma das formas mais comuns são os depósitos usando envelopes. Isso por que não há necessidade de se dirigir ao caixa e enfrentar longas filas.  

Como Realizar os Depósitos Usando Envelope 

Os bancos disponibilizam envelopes personalizados para depósitos em cheque e em dinheiro em suas agências e nos terminais de autoatendimento. Dessa forma, o cliente pode realizar sozinho os seus depósitos. Além do mais, os envelopes são bem padronizados, para evitar erros no momento de depositar dinheiro e cheque. 

Como preencher os envelopes também é uma tarefa bem tranquila. São solicitadas poucas informações, mas o suficiente para que o banco possa saber como localizar a pessoa que realizou o depósito em caso de algum problema. As informações solicitadas variam de um banco para o outro. Em geral, pede-se o nome do depositante, ou de quem receberá o pagamento, o telefone de contato, agência e conta para depósito, e também o telefone de contato. Em alguns bancos, é solicitado apenas o nome completo do depositante e o telefone para contato. 

Todas as informações serão mantidas em sigilo. O cliente precisa conferir com muita atenção se todas as informações estão corretas, para que não haja nenhum problema com o depósito. Confira mais de uma vez se for possível. 

Depósito em dinheiro: para depositar dinheiro em envelope, verifique, antes de mais nada, o limite estabelecido pelo banco. São estabelecidos valores em dinheiro e também em números de cédulas. Caso precise depositar mais que o limite estabelecido, use mais de um envelope. Use quantos se fizerem necessários. Os valores depositados cairão na conta do titular da conta.  

Depósito em cheque: é bem simples depositar cheque em envelope também. O cheque precisa estar cruzado, identificando corretamente o beneficiário (cheque nominal). No verso, deve-se informar a agência, a conta e o telefone do beneficiário. Inserir o cheque no envelope, ir na opção de “Depósito” informada na tela e seguir corretamente os passos indicados pelo caixa eletrônico. 

Para ambas as formas de depósito (dinheiro ou cheque), é preciso preencher corretamente os dados solicitados no terminal, como o tipo de depósito (se é dinheiro ou cheque), se a conta é corrente ou poupança, o dígito verificador da conta e o valor que está depositando. 

Em seguida, o envelope deverá ser inserido no local indicado e na posição correta. No próprio envelope tem a indicação de posição correta.  

Depois disso, o nome do beneficiário aparecerá na tela. E a pessoa tem a opção de corrigir os dados que digitou ou confirmar a operação.  

O Que Acontece se eu Depositar Dinheiro no Envelope de Cheque e Vice-Versa? 
Por motivo de distração ou por falta de envelope, pode acontecer de alguém depositar trocado, dinheiro em envelope de cheque e cheque em envelope de dinheiro. Se isso acontecer, o que deve ser feito? 

Se for um caso em que só tenha envelope de cheque e você tenha que depositar dinheiro, ou o contrário, não há problema. Onde estiver escrito “cheque” faça um X e escreva “dinheiro”, por exemplo. Além do mais, também é preciso sempre respeitar a quantidade de cédulas, valores ou cheques informados no envelope. 

Se foi uma questão de esquecimento, também não haverá problema, desde que os dados estejam informados corretamente e os limites respeitados. Se tiver possibilidade, converse com alguém do banco e informe o acontecido. Se o depósito demorar mais que 2 dias úteis, ligue para o gerente do banco, explique a situação e solicite uma verificação. 

Deixe um comentário