Transferência Tipo DOC, TED, TEF, TEV e TEC: Quais as Diferenças?

Transferência Tipo DOC, TED, TEF, TEV e TEC: Quais as Diferenças?

Existem várias opções de transferências bancárias, as quais possibilitam que possamos transferir valores de um banco para outro de forma eletrônica. 

Hoje, falaremos das diferenças entre as principais opções. 

O Que é o DOC? 

O DOC (Documento de Ordem de Crédito), é uma forma de transferência na qual é possível enviar dinheiro de uma conta para outra do mesmo banco ou de bancos diferentes. O prazo de compensação desse tipo de transferência é um pouco mais demorado. Em geral, o dinheiro costuma cair na conta do beneficiário somente no próximo dia útil após o envio. 

Para realizar um DOC, é preciso informar os dados bancários do beneficiário, o número do CPF ou CNPJ, o nome completo e o número do banco. 

Não existe valor mínimo para ser transferido via DOC. Porém, existe um limite máximo, que é de R$ 4.999,99. 

O DOC pode ser feita pelo internet banking, pelo caixa eletrônico, pelo celular e direto na agência. 

O Que é a TED? 

A TED (Transferência Eletrônica Disponível), é outra opção de transferência eletrônica, que também permite enviar dinheiro de uma conta para outra do mesmo banco ou de bancos diferentes. Nesse caso, o prazo de compensação é bem menor. O dinheiro costuma cair na conta do beneficiário no mesmo dia da transferência, em apenas alguns minutos após o envio. 

Para realizar uma TED, também é preciso informar o nome completo do beneficiário, os dados bancários, o CPF ou CNPJ e o número e nome do banco.  

Não existe limite mínimo e nem máximo para ser transferido via TED. O usuário pode enviar qualquer valor. 

A TED também pode ser feita pelo internet banking, pelo caixa eletrônico, pelo celular e direto na agência. 

O Que é TEF? 

A TEF (Transferência Eletrônica de Fundos), é um tipo de movimentação financeira de uma pessoa para outra, ou para uma empresa, por meio do cartão de crédito, de débito ou de outras formas. O uso da TEF é muito comum em estabelecimentos comerciais que usam máquinas de cartão. Em que o pagamento das compras é feito com o cartão de crédito ou de débito. Se estiver autorizado na conta bancária, a TEF também pode estar disponível pelo terminal de autoatendimento, pelo internet banking e nos caixas do banco. 

O Que é TEV? 

A TEV (Transferência Eletrônica de Valores), é uma maneira de transferir dinheiro de uma conta para outra, de titularidade diferente. Mas é preciso que o banco do emitente e do beneficiário seja o mesmo. 

O prazo de compensação é bem rápido também. Normalmente, o dinheiro fica disponível na conta do beneficiário em poucos minutos após o envio. 

O Que é TEC? 

A TEC (Transferência Especial de Crédito), é um tipo de transferência de fundos feita de uma pessoa física ou jurídica, cujo intermediário é uma instituição financeira, onde é feito um conjunto de transferências de crédito, que se destinam a pessoa física ou jurídica de uma outra instituição financeira. 

O limite para realizar uma TEC é de R$ 4.999,99. Valor que só pode ser usado para uma transferência de crédito apenas. 

Ao contrário do que ocorre com o DOC e com a TED, a TEC pode ter mais de uma conta de destino, em que é feita apenas uma transação e o pagamento de apenas uma tarifa para enviar para mais de uma conta. 

Para realizar uma TEC, é preciso informar o nome completo do beneficiário e o CPF ou CNPJ. 

Ao realizar uma TEC, será cobrada uma tarifa, que é a mesma para o DOC ou TED. É possível também ter esse serviço incluso no pacote de serviços.

Deixe um comentário