Qual a Diferença Entre Boleto e Fatura?

Qual a Diferença Entre Boleto e Fatura?

Dentre as formas de pagamentos existentes, existem algumas que costuma gerar dúvidas nas pessoas. Em geral, elas não sabem diferenciar uma da outra. É o caso, por exemplo, do boleto e da fatura. No post de hoje, daremos mais detalhes sobre cada uma delas. E tentaremos esclarecer as principais dúvidas. 

O Que é o Boleto Bancário? 

O boleto é um documento que a empresa que devemos emite para realizarmos o pagamento. Pode ser emitido pelo próprio site da empresa. O seu pagamento pode ser feito em casas lotéricas ou em agências bancárias. É por isso que o documento se chama boleto bancário. 

É uma maneira de facilitar o pagamento para as pessoas que não têm uma conta bancária, mas possuem uma agência bancária próxima à sua localização. Ou uma unidade lotérica. 

Através do código de barras, a empresa prestadora do serviço consegue identificar todos os detalhes da cobrança e do pagamento. Quando compramos algo e é gerado um boleto, o compra só é concluída após a emissão e pagamento do boleto. 

O prazo de pagamento de um boleto vem informado no corpo do boleto. Caso o pagamento não seja feito até a data marcada, o boleto vencerá. E será preciso emitir outro, com uma nova data de vencimento. 

Em alguns casos, é possível pagar o boleto após a data de vencimento. Mas, geralmente, isso só pode ser feito em um estabelecimento da instituição bancária que emitiu o documento, ou casa em casaslotéricas, pois será preciso calcular os juros e multas relativos aos dias de atraso. E quem calcula é um funcionário do banco, ou da casa lotérica. 

Mas é um lembrar que nem sempre isso é possível. Por isso, leia com bastante atenção todas as informações contidas no seu boleto e evite o pagamento de juros desnecessários. 

Os elementos de um boleto bancário são: 

 Banco: que é a instituição financeira que firma contrato com o cedente ou beneficiário, que se encarrega de cobrar. O banco, após receber o pagamento do pagador, credita na conta do beneficiário. 

• Sacado/Pagador: é quem realiza o pagamento do boleto. 

• Cedente/Beneficiário: é quem cobra. Quem recebe o valor cobrado. 

• Valor do documento: valor a pagar pelo sacado até a data de vencimento. 

• Código de barra: é a representação gráfica das informações do boleto que é lida pelo leitor habilitado. 

 Data de vencimento: é a data limite para que o pagamento seja realizado. 

O Que é EBANX? 

Trata-se de uma maneira de forma de pagamento que permite fazer compras pela internet, para que brasileiros possam comprar dos demais países e usar o boleto bancário para pagar. 

O Que é Uma Fatura? 

A fatura é um tipo de documento comercial que serve para cobrar por algum serviço ou produto. Pode ser usada como controle também. Um exemplo bem comum é o telefone. Na fatura, você consegue conferir todos os detalhes, como o consumo, os valores, data de vencimento. 

Quem emite a fatura é sempre a empresa prestadora do serviço. E ela vem acompanhada de um boleto bancário para pagamento. 

Todos os meses, a fatura é enviada para o endereço que o cliente informa. Caso não receba antes da data de pagamento, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento da empresa e informar que a fatura ainda não chegou. 

Existem duas formas para realizarmos o pagamento de uma fatura. Confira abaixo: 

• Pagamento total: em que se realiza o pagamento integral até a data de vencimento. 

• Pagamento parcial: paga-se apenas uma parte do valor devido. E o restante será cobrado no mês seguinte, com o acréscimo de juros. 

É muito importante manter os dados cadastrais sempre atualizados, principalmente o endereço, para que o boleto e a fatura cheguem corretamente para você.

Deixe um comentário