Quais os Rendimentos da Poupança? Como Funciona?

Quais os Rendimentos da Poupança? Como Funciona? 

A caderneta de poupança é o tipo de investimento mais tradicional que existe, e também o mais procurado pela maioria das pessoas. 

Quando pensamos em investir ou guardar o dinheiro, logo nos vem à mente abrir uma conta poupança. É considerada uma forma de investimento pois, uma vez depositado na conta, o valor irá render uma pequena porcentagem se não for sacado com frequência. 

Dessa forma, quando depositamos dinheiro na poupança, ele irá render mensalmente um valor, a uma taxa que o governo define. É bom lembrar que essa taxa é a mesma praticada por todos os bancos. Assim, independente do banco onde você abrir uma conta poupança, os rendimentos mensais serão os mesmos. 

Como Calcular os Rendimentos da Poupança? 

Hoje em dia, a porcentagem dos juros da poupança é de 0,5% acrescido de um valor que o governo define, denominado Taxa Referencial (TR). O valor da Taxa Referencial não é alto. Por isso, não interfere no valor que você ganhará de lucro na poupança. 

Os 0,5% com o acréscimo da TR é que aumentarão os seus recursos depositados. E o valor total de lucro irá depender de duas variáveis: quanto tempo o seu dinheiro ficará depositado na conta poupança e quanto você tem guardado. Ou seja, quanto mais dinheiro investido e quanto mais tempo ele permanecer na poupança, maior será o seu lucro. 

É Possível Melhorar os Rendimentos da Poupança? 

Existem algumas dicas que podem ser muito úteis, e que ajudarão a usar a sua conta poupança de forma que ela se torne mais rentável. Uma delas é saber quando a sua conta faz aniversário. Se precisar sacar algum valor, espere até que complete pelo menos 1 mês que você realizou o último depósito. Outra coisa é guardar dinheiro sempre que possível e também procurar depositar sempre no mesmo dia. 

Vamos detalhar cada uma dessas dicas: 

• Saiba a data de aniversário da sua conta: essa data se refere ao dia em que você realizou o depósito na conta. Por exemplo, se você depositou o dinheiro no dia 05 de abril, o rendimento da conta será sempre no dia 05 de cada mês. Ao retirar dinheiro da poupança antes desse dia, você não ganhará nenhum valor pelo tempo que deixou guardado. Confira o dia certo no extrato da sua conta. Lá, consta o dia em que você depositou. Se a data de aniversário da conta cair em um final de semana ou feriado, o rendimento será creditado logo no primeiro dia útil após a data. 

• Realize os saques sempre no mesmo dia: quando depositamos um valor, o rendimento acontecerá somente no próximo mês. Ao retirar o valor antes de completar 1 mês, o valor do rendimento não será creditado.  

• Deposite sempre no mesmo dia: deixe para depositar sempre no mesmo dia. Assim, você conseguirá controlar melhor os rendimentos da sua conta e saberá a melhor data para resgatar o valor. 

A poupança é um investimento seguro e, ainda que os rendimentos não sejam altos, você tem a certeza de que o seu dinheiro não está perdendo valor. 

Serviços Disponíveis Para Uma Conta Poupança 

Quem é titular da conta poupança, conta com vários serviços básicos gratuitos. Confira abaixo: 

• Cartão magnético de débito para movimentar a conta, realizar pagamentos e sacar dinheiro; 

• Consulta de toda a movimentação da conta por meio do internet banking. 

• Consulta de saldo e extrato ilimitados pela internet; 

• Consulta de saldo e extrato pelos caixas eletrônicos gratuitos até uma certa quantidade; 

• Saques gratuitos nos caixas eletrônicos até uma certa quantidade (geralmente 4 saques mensais gratuitos), 

• Transferência gratuita por mês (geralmente duas transferências gratuitas). 

A quantidade de serviços gratuitos pode variar de um banco para outro. Consulte o seu banco antes para evitar surpresas.

Deixe um comentário