Quais os Melhores Cartões Para Autônomos?

Quais os Melhores Cartões Para Autônomos?

Ter um cartão de crédito nem sempre é uma questão simples. Pois, em muitos casos, é preciso comprovar renda para que a instituição libere, pois elas precisam de informações financeiras dos clientes para concluir a análise de crédito e também saberem quanto disponibilizar de limite para o cliente. 

A grande questão dos autônomos é como comprovar renda, uma vez que o documento aceito com mais frequência é o contracheque, e eles não possuem. 

Sendo assim, como um autônomo pode comprovar renda para poder solicitar um cartão de crédito? 

Existem outras maneiras que ajudam na hora de solicitar um cartão ou mesmo de obter outras formas de crédito. Algumas opções são: 

• DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos), que somente um contador pode emitir: a grande maioria das transações financeiras aceitam esse documento como comprovante de renda. 

• O extrato bancário: esse documento é aceito com mais facilidade no banco em que o consumidor tem conta. Geralmente, os bancos liberam cartão nesse caso, a menos que a movimentação financeira seja muito baixa. Já no caso das instituições em que o usuário não tem conta, geralmente é mais difícil aceitarem esse documento. 

• Declaração do imposto de renda do ano anterior: vários bancos e instituições financeiras aceitam esse documento como comprovante de renda. 

• Histórico positivo de crédito: o score de crédito tem sido cada vez mais usado pelos bancos e instituições financeiras para decidir se liberam ou não cartão e demais linhas de crédito para o consumidor. O score de crédito é uma pontuação que aumenta conforme o bom relacionamento que o cliente tem com o mercado financeiro. Ou seja, se a pessoa paga as suas contas em dia, empréstimos e financiamentos, a sua pontuação aumentará. E os bancos podem consultar essa pontuação quando se fizer necessário. O consumidor também pode consultar a quantidade de pontos que possui no site da SERASA.  

Mesmo que usemos outra forma de comprovar a renda, o score de crédito sempre será usado na hora de um banco ou instituição financeira decidir se libera ou não um limite de crédito para o consumidor. 

Quais os Melhores Cartões Para Autônomos? 

O autônomo que possui conta corrente pode solicitar um cartão no mesmo banco da conta. Isso facilita a concessão, pois o banco possui o seu histórico financeiro. A melhor opção é procurar o gerente pessoalmente. Assim, fica mais fácil argumentar sobre os valores que você movimenta a conta, o limite e até as taxas do cartão. 

Conheça abaixo as principais alternativas de cartões para autônomos: 

• O cartão AVISTA é uma boa opção, pois não exige comprovação de renda, embora possua um limite mais reduzido. No decorrer do tempo, a administradora do cartão pode aumentar o limite; 

• Como dissemos acima, correntistas têm grande chance de conseguirem um cartão de crédito direto no banco, além de também poder negociar melhores taxas; 

• Os cartões com aumentos de limite baseados no uso mensal também são boas opções; 

• Outra boa alternativa é o cartão Nubank, que não exige nenhuma comprovação de renda e o limite pode aumentar conforme o seu uso, 

• Agora, para quem deseja encontrar um cartão sem anuidade, a melhor alternativa são os cartões oferecidos pelas lojas. Além do mais, eles são bem mais flexíveis no que se refere à comprovação de renda. 

Ao conceder um cartão de crédito para uma pessoa autônoma irão basear as taxas e os juros cobrados do cartão de acordo com o risco a quem estarão sujeitos. Dessa forma, se eles considerarem que o comprovante de renda é um tanto “suspeito”, ou não é bom o suficiente, o banco e as instituições dificultarão a concessão, assim como a liberação de um bom limite, e poderão cobrar juros mais elevados também.

Deixe um comentário