O Que São e Como Funcionam as Operações da Caixa

O Que São e Como Funcionam as Operações da Caixa 

As questões envolvendo o sistema bancário geralmente causam várias dúvidas na cabeça das pessoas. Até mesmo alguns assuntos simples podem causar uma certa confusão. 

E o pior é que cada banco tem as suas regras. O que dificulta ainda mais para o consumidor aprender o funcionamento. Para cada banco que vamos, temos que nos familiarizar primeiro com os procedimentos adotados lá. 

Na Caixa, por exemplo, sempre que vamos realizar uma transferência, a gente precisa informar, além do número da agência e da conta, qual é o número da operação também. No entanto, nem todas as pessoas sabem o que é esse número. Especialmente aquelas que não usam o serviço com frequência. 

O Que é o Número da Operação Usado na Caixa? 

O número da operação nada mais é do que um número que indica qual é o tipo de conta que aquele cliente possui. Ou seja, se é uma conta corrente, se é conta poupança, conta salário, conta de entidade pública, e por aí vai… Também indica se a conta pertence a pessoa física ou a pessoa jurídica. A informação sobre a operação da conta vem impressa no cartão da Caixa, na parte da frente. 

Para conseguir identificar, bastas pegar o cartão da Caixa e verificar os números contidos na frente, bem abaixo do número do cartão e também do nome do titular da conta. Os primeiros números que aparecem representam o número da agência. Na sequência, estão os 3 números que indicam qual a operação e, depois, temos os números da conta. É muito fácil identificar. 

Tipos de Contas Versus Números das Operações 

Separamos abaixo os números das operações que representam os diferentes tipos de contas da Caixa. Assim, ainda que você não saiba qual é a operação, quando for realizar uma transferência, conseguirá identificar o tipo de conta da pessoa que receberá a transferência. Confira abaixo: 

• Conta Corrente de Pessoa Física – Operação 001 

• Conta Simples de Pessoa Física – Operação 002 

• Conta Corrente de Pessoa Jurídica – Operação 003 

• Entidades Públicas – Operação 006 

• Depósitos Instituições Financeiras – Operação 007 

• Poupança de Pessoa Física – Operação 013 

• Poupança de Pessoa Jurídica – Operação 022 

• Conta Caixa Fácil – Operação 023 

• Poupança de Crédito Imobiliário – Operação 028 

• Conta Investimento Pessoa Física – Operação 032 

• Conta Investimento Pessoa Jurídica – Operação 034 

• Conta Salário – Operação 037 

• Depósitos Lotéricos – Operação 043 

• Poupança Integrada – Operação 131 

Todas as vezes que você for realizar alguma transferência para uma conta da Caixa, precisará informar o número da operação, indicando qual o tipo de conta. Assim também acontecerá se alguém for transferir valores para a sua conta. Lembre-se sempre de informar qual é o número da operação. 

Sempre que for realizar alguma transação bancária, tenha em mãos todos os dados solicitados, como o número da conta, da agência, o número da operação, o valor da transferência e o nome completo do beneficiário. Caso precise realizar uma transferência para um banco diferente do seu, será preciso também informar o número do CPF ou do CNPJ da pessoa beneficiária. Após informar todos os dados, confira se está tudo ok, se as informações estão todas corretas, para evitar problemas. Se o número da agência bancária, da operação ou da conta tiver menos números do que se pede, então você poderá completar colocando zeros no lugar. 

No caso de dúvidas, sempre confirme as informações antes de concluir qualquer transação bancária. Ainda que demore mais, você estará se resguardando de vários problemas.

Deixe um comentário