O Que é IBAN? Como Descobrir o IBAN de Sua Conta

O Que é IBAN? Como Descobrir o IBAN de Sua Conta

Quando uma pessoa precisa realizar uma transferência internacional, geralmente são solicitadas algumas siglas no decorrer do processo, pois são necessários alguns códigos para que se possa realizar certas transações, como o IBAN, BIC e SWIFT. Se a pessoa não tem o costume de fazer esse tipo de transação, ela certamente encontrará uma certa dificuldade ou dúvida. Mas, se for realmente preciso realizar a transferência internacional, será preciso conhecer esses códigos. 

Para Que Servem Esses Códigos? 

Esses códigos surgiram para facilitar as transferências internacionais. E as siglas são usadas para identificar os bancos, para que os países que não falam o mesmo idioma tenham uma percepção mais padronizada de dados. 

Mas o Que é o IBAN? 

A sigla IBAN significa Número Internacional de Conta Bancária (Bank Account Number). É um código criado em 1997, e que tem como objetivo identificar as transferências internacionais de dinheiro para contas bancárias no Brasil.  

No Brasil, o código IBAN é composto por 29 caracteres, mas pode ter até 34 caracteres ao todo. E eles são divididos da seguinte forma: 

• 2 caracteres que correspondem ao código do país; 

• 8 caracteres que correspondem ao identificador da instituição financeira; 

• 5 caracteres que correspondem à identificação da agência bancária, sem o dígito verificador; 

• 10 caracteres numéricos que correspondem ao número da conta do cliente, com o dígito verificador; 

• 1 caractere que corresponde ao tipo de conta, 

• 1 caractere que corresponde à identificação do titular da conta. 

O código IBAN fica disponível no contrato de abertura de conta, ou pode também ser encontrado na seção de transferências internacionais da área logada dos bancos. 

Outra forma de consultar o código pelo site do IBAN, que possui a versão em português. Basta clicar em “calcular IBAN”. Se quiser validar o código, clique em “Validar IBAN” Caso queira, o cliente ainda tem a opção de ligar para a sua agência ou para o gerente e solicitar o código IBAN. 

Hoje em dia, cerca de 69 países usam o código IBAN em suas transações. E a lógica da sua composição segue um padrão. 

Conforme a agência e a conta, o IBAN pode mudar. E algumas instituições financeiras pedem não só o código IBAN, como também o SWIFT para finalizar a transação. 

O Que é o Código SWIFT ou BIC? 

O código SWIFT, ou BIC (Bank International Code) como também é chamado, é uma maneira de identificar os bancos. Ambos possuem a mesma função, que é identificar todas as instituições bancárias do mundo por meio do código universal único. Esse código pode ter de 8 a 11 caracteres. A ideia é facilitar as transações financeiras, principalmente no caso de transferências internacionais. Para identificar cada região de individualmente, é possível que os bancos possuam mais de um código SWIFT ou BIC. 

Veja o exemplo abaixo para saber como é formado o código SWIFT:  

código “BRASBRRJSPO” é refente ao Banco do Brasil de São Paulo. Vejamos os significados do código desmembrado. Os primeiros 4 caracteres servem para identificar o banco; os próximos 2 caracteres servem para identificar o país; os outros dois códigos identificam a cidade da agência; seguido do estado sede. É possível ainda que o código tenha mais 3 caracteres, que identificam o ramo de atuação, ou o código do escritório principal do banco. Geralmente, nos sites dos bancos é possível encontrar os códigos SWIFT. Caso não tenha, será preciso entrar em contato com a sua agência e solicitar o código. Através do site https://www.theswiftcodes.com/brazil/ para tentar encontrar o código. 

O uso desses códigos ajuda muito às instituições financeiras e facilita para que aquelas pessoas que não moram na mesma localidade e nem falam o mesmo idioma consigam fazer transações bancárias de uma maneira segura e padronizada.

Deixe um comentário