O Que é CVV, CVC, CCV, Etc? Como Descobrir o Seu?

O Que é CVV, CVC, CCV, Etc? Como Descobrir o Seu?

Quem é usuário de cartão de crédito e costuma fazer compras pela internet, com certeza já precisou informar o número do CVV, do CVC ou do CCV do seu cartão para concluir a compra. Geralmente, as lojas online indicam onde encontrar esse código no seu cartão. Ele fica no verso do mesmo e serve para indicar que a pessoa que está comprando com ele o tenha em mãos no momento de efetuar a compra. É uma maneira de aumentar a segurança do titular do cartão e tentar diminuir as fraudes. É, na verdade, um procedimento de autenticação que as empresas exigem. 

Cada operadora de cartão costuma usar uma sigla para esse código, que é mais conhecido como “Código de Segurança do Cartão”. 

O CVV é usado pela Visa, empresa de cartões. E significa Card Verification Value, ou Valor de Verificação do Cartão. A sigla CVC é usada pela empresa Mastercard, e significa Card Validation Code, ou Codigo de Validação do Cartão. Há também outras siglas para esse código, como CCV, que significa Card Code Verification; CVVC (Card Verification Value Code), CVD (Card Verification Data), CID (Identificação do Cartão) e V-Code ou V Code, que significa Verification Code. 

Onde Está Localizado o Código de Segurança do Cartão? 

Em geral, a grande maioria das bandeiras usam o código de segurança composto por 3 dígitos, e que se localiza na parte de trás do cartão de crédito.  

No caso dos cartões da American Expressa, mais conhecidos como Amex, o Código de Segurança localiza-se na parte da frente do cartão, no canto direito e conta com 4 dígitos. 

Para Que Servem o CVV, CVC, CCV, Etc.? 

A principal função dos códigos de segurança do cartão, como o próprio nome diz, é garantir mais segurança para o titular do cartão. É uma maneira de se certificar de que a compra está sendo feita pelo titular com o cartão em mãos. É exatamente por esse motivo que esse código é solicitado, geralmente, nas compras online. 

Quando compramos algo pela internet, precisamos informar vários dados, como o nome do titular do cartão exatamente como está escrito no mesmo, a data de vencimento e o número do cartão e, por último, o CVV. Se esse número não for informado, a compra não será concluída. 

Como Funcionam os Códigos de Segurança dos Cartões? 

Para compor o número do código de segurança, que possui 3 ou 4 dígitos, é feito um cálculo usando algoritmo que se baseia em chaves criptográficas. Elas usam os dados do cartão, como o número e o vencimento para dar origem ao código. De forma que, após gerado, o cliente tenha um código seguro e exclusivo. 

CVV, CVC, CCV, Etc. São Seguros? 

Somente a pessoa que está portando o cartão tem a informação do seu código. Além do mais, ele não aparece em nenhum recibo após a realização da compra, o código também não é escrito e armazenado em nenhum outro local que não seja o próprio cartão e também está escrito de forma discreta, e não é impresso em relevo, como o número do cartão. 

Ainda assim, para garantir total segurança, é importante que o titular do cartão faça a sua parte. Ao realizar compras online, certifique-se de que o site possui certificado SSL, que é o cadeado que fica na barra de status da página, que garante que aquela página é segura. Também é importante não usar computadores públicos ou de outras pessoas para realizar compras. E troque a senha com frequência, evitando aquelas mais óbvias, como datas de nascimento, por exemplo. Dessa forma, você ajuda a garantir que a função do código seja cumprida.

Deixe um comentário