É Possível Ter Duas Contas Correntes no Mesmo Banco? E na Mesma Agência?

É Possível Ter Duas Contas Correntes no Mesmo Banco? E na Mesma Agência? 

Alguns correntistas costumam se perguntar se é possível ser titular de duas contas correntes no mesmo banco. A questão é que não existe nenhuma lei que proíba essa prática. Porém, o usuário deve avaliar se é realmente necessário possuir dois contratos com a mesma instituição bancária. 

Existem algumas situações que podem levar uma pessoa a querer abrir mais uma conta corrente no mesmo banco, como a necessidade de precisar ter uma conta empresarial, realização de investimentos, abertura de conta salário pela empresa em que trabalha, e etc. 

Uma pessoa que possui apenas a conta salário no banco pode precisar abrir uma outra conta corrente, pois a primeira não permite nenhum tipo de movimentação. Só aceita transferências feitas pela empresa. Caso contrário, ela perderia a sua principal característica de conta salário. Nesse caso, se a pessoa pretende continuar aproveitando das vantagens que aquele banco oferece, pode optar por abrir uma conta corrente comum no mesmo banco. 

Ao procurar pelo gerente, ele dará mais informações sobre os procedimentos necessários, pois cada banco tem as suas próprias regras para a contratação. 

No caso da abertura da conta salário, o empregado deve ir ao banco, levando consigo um documento fornecido pela empresa, que possibilitará a abertura da conta. 

Quem já possui uma conta como pessoa física, pode também abrir outra conta como pessoa jurídica. Ou vice-versa. Nesse caso, também é preciso consultar o banco para saber quais os documentos necessários. Quando a pessoa já possui cadastro no banco, o processo é mais simples. 

Tarifas de Uma Conta Corrente 

Antes de abrir uma conta corrente, a pessoa precisa verificar a necessidade e a viabilidade. O banco cobra várias tarifas para a manutenção da conta e disponibilização de serviços. Por isso, é preciso comparar os valores praticados por cada banco e a frequência com que irá utilizar os serviços. 

Para quem não sabe, todos os bancos são obrigados a oferecer o pacote de serviços essenciais a todos os clientes que desejam abrir uma conta corrente. Esse pacote possui os serviços básicos que uma pessoa usa e não cobra nenhuma tarifa pelos mesmos. 

O mais indicado é ter apenas uma conta corrente pessoa física. Dessa forma, fica mais fácil para manter um controle financeiro. Além do mais, o cliente também evita o pagamento de mais de um pacote de serviços.  

Uma restrição para a abertura de conta corrente é para quem tem uma conta digital. Nesse caso, não é possível ter mais de uma conta na mesma instituição bancária em que possui a conta digital. 

Lado Poupança da Conta Corrente 

Grande parte dos bancos tradicionais disponibilizam uma conta poupança contendo o mesmo número da conta corrente. E o bom é que não é cobrada nenhuma tarifa de manutenção pela conta poupança. Embora o número seja o mesmo, as transações são separadas. A maioria das pessoas desconhece o lado poupança da conta corrente.  

Os principais bancos, como Caixa Econômica Federal, o Itaú, o Santander, Banco do Brasil, e outros, sempre oferecem a conta poupança vinculada à conta corrente. Dessa forma, o cliente tem a possibilidade de realizar aplicações. 

Uma recomendação é não abrir mais que uma conta em uma mesma agência. O ideal é procurar outra agência, para que você tenha argumentos. Por exemplo: se você tem uma conta corrente perto de casa, procure outra que seja próxima ao seu trabalho. E você ainda não fica preso a apenas uma agência, pois terá mais alternativas, caso precise ir a alguma delas. 

Bom, em resumo, é sim possível abrir mais de uma conta corrente no mesmo banco e na mesma agência, mas é preciso se atentar para os custos e para a real necessidade.

Deixe um comentário