Conta Caixa Fácil x Poupança Caixa Fácil: Qual a Diferença?

Conta Caixa Fácil x Poupança Caixa Fácil: Qual a Diferença?

A conta Caixa Fácil é um tipo de conta destinado a grande maioria dos brasileiros. A abertura é bem simples, sem nenhuma burocracia. O cliente sequer precisa comprovar renda. Basta apresentar um documento de identidade e o CPF.

Para realizar depósitos na conta Caixa Fácil, existem duas possibilidades: depósitos em dinheiro e depósitos em cheque. No caso de dinheiro, é possível realizar o depósito em qualquer agência da Caixa e também nos correspondentes bancários. Já no caso de cheques, é possível depositar somente nas agências da Caixa.

Uma peculiaridade desse tipo de conta é que ela não permite um ao usuário ter um saldo superior a R$ 3.000,00 na conta, a qualquer tempo. Não podem haver nem mesmo depósitos que, somados totalizem esse valor.

Existe Cobrança de Tarifas na Conta Caixa Fácil?

Essa é outra vantagem da conta Caixa Fácil: não há cobrança de tarifa nem de abertura, nem de manutenção da conta e nem de consulta de saldo, desde que não ultrapasse 4 consultas dentro do mês. Após o quinto saque, a Caixa já cobra o valor da tarifa vigente.

Quais as Vantagens da Conta Caixa Fácil?

Quem tem esse tipo de conta, possui muitas vantagens. Dentre elas, podemos citar:

• Facilidade: todas as movimentações da conta podem ser feitas usando apenas o cartão magnético;

• Comodidade: o cartão magnético da conta poderá ser usado para compras e para o pagamento de contas na modalidade de débito, em estabelecimentos credenciados.

• Economia: a Caixa não cobra nenhuma tarifa para o usuário manter a sua conta,

• Praticidade: é possível realizar consultas na conta Caixa Fácil usando apenas o Internet Banking ou mesmo o celular.

Como Fazer a Conta Caixa Fácil?

É muito simples. Basta levar um documento de identidade e o CPF a um correspondente Caixa Aqui, em uma agência da Caixa ou a uma unidade lotérica. Dentro de poucos dias, o cartão magnético da conta chegará no endereço informado.

Condições Especiais Para Ser Titular de Uma Conta Caixa Fácil

Existem algumas condições para quem deseja ter essa conta.

• Para ser titular de uma conta Caixa Fácil, é preciso ser pessoa física e maior de 16 anos. No caso de titulares de idades entre 16 e 18 anos, é preciso ter um representante legal no momento da abertura da conta.

• Somente nas agências da Caixa é possível realizar a abertura da conta para menores de idade entre 16 e 18 anos.

• Não é permitido abrir uma conta Caixa Fácil, se a pessoa já for titular de outra conta corrente, poupança, Conta Caixa Fácil, ou Poupança Caixa Fácil, seja na Caixa ou em qualquer outro banco.

Poupança Caixa Fácil

A Poupança Caixa Fácil é bem parecida com a Conta Caixa Fácil. Ambas possuem o mesmo limite para depósito e movimentação mensal máxima de R$ 3.000,00. Podem abrir esse tipo de conta pessoas físicas, que sejam brasileiras natas ou domiciliadas no Brasil, maiores de 18 anos e alfabetizadas.

Regras Para a Remuneração da Poupança

A remuneração dos depósitos na conta poupança seguem duas regras:

• remuneração de acordo com a Taxa Referencial – TR;

• remuneração adicional, que corresponde a 0,5% ao mês, desde que a meta da taxa Selic ao ano seja superior a 8,5% ou a remuneração de 70% da meta da taxa Selic ao ano, por mês, que esteja vigorando no início do período de rendimento, para taxa Selic igual ou inferior a 8,5%.

Assim como a Conta Caixa Fácil, a conta Poupança Caixa Fácil não possui nenhum custo de manutenção e de consulta de saldo, desde que sejam feitas, no máximo, 4 consultas dentro do mês.

Além do mais, quem quiser, pode transformar a sua conta Poupança Caixa Fácil em uma Poupança Comum a qualquer momento. Basta se dirigir a uma agência vinculada a sua conta, levando consigo os documentos pessoais e um comprovante de residência e pedir que a conta seja alterada para poupança comum.

Quem recebe o benefício do Bolsa Família, no momento em que transformar a sua conta Poupança Caixa Fácil em Poupança Comum, o valor do benefício deixará de ser creditado na conta e passará a ser disponibilizado apenas por meio do cartão do Bolsa Família.

Deixe um comentário