Qual Horário de Funcionamento Bancário?

As pessoas que trabalham em horário central sempre enfrentam uma certa dificuldade quando precisam ir a uma agência bancária resolver qualquer problema. Ainda que saiam no horário de almoço, o tempo nem sempre é suficiente para resolver, pois sempre tem filas. 

Ao contrário do que acontece no comércio, os bancos possuem um horário reduzido de funcionamento. Em geral, eles ficam abertos de 5 a 6 horas por dia, apenas. Quem trabalha em horário central, precisa sair bem mais cedo do trabalho para conseguir encontrar a agência aberta. E, na onda de desemprego que vem afetando a população brasileiras, muitas pessoas até deixam de resolver várias questões, somente para não terem de ficar saindo mais cedo do serviço. 

Qual o Motivo do Horário Reduzido dos Bancos? 

Quem regulamenta o horário de funcionamento dos bancos é o Banco Central. São impostas algumas exigências aos bancos. E, para o Bacen, alguns serviços devem ser realizados com as portas dos bancos fechadas. 

Para quem trabalha no banco, a jornada de trabalho, em geral, é praticamente a mesma da pessoa que trabalha nos demais estabelecimentos comerciais. Os funcionários chegam em torno de 1 hora antes da abertura do banco e trabalham até 2 horas após o fechamento. 

Qual o Horário de Funcionamento dos Bancos 

Os bancos podem definir o horário de funcionamento, desde que sigam as regras impostas pelo Banco Central. Conforme estabelecido pela lei brasileira, o horário de funcionamento dos bancos é: 

  • das 10h às 16h nas capitais
  • das 11h às 16h em cidades do interior.

Uma exigência do Bacen é que os bancos fiquem abertos por 5 horas ininterruptas por dia. E o atendimento obrigatório é das 12h às 15h. No caso do atendimento obrigatório, ele é destinado a situações especiais como, por exemplo, para dias que antecedem datas festivas, períodos de crises energéticas e quarta-feira de cinzas. 

Se na cidade tiver apenas uma agência de bancos múltiplos com carteira comercial (Caixa Econômica Federal, Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Santander e outros) ela não tem a obrigação de cumprir o horário que o Banco Central determina. 

Quais os Dias Que as Agências Bancárias Não Abrem? 

O funcionamento das agências bancárias é de segunda à sexta-feira. Confira abaixo a relação dos dias em que os bancos não abrem as portas: 

  • Sábados, domingos e feriados;
  • Feriado do dia 02 de novembro;
  • Dia de Corpus Christi;
  • Último dia útil do ano,
  • Segunda e terça-feira de carnaval.

Quanto aos feriados municipais e estaduais, são as respectivas leis que determinam o funcionamento. E nos períodos de grave, os bancos também podem ficar fechados por um bom tempo. 

Se o usuário precisar de uma agência bancária e esta estiver fechada, poderá se dirigir à uma casa lotérica. É possível realizar vários, principalmente para quem é cliente da Caixa. Vários serviços dela podem ser feitos nas casas lotéricas de todo o país. 

Outra opção e uma das mais usadas hoje em dia é o internet banking. Por meio desse canal, o cliente do banco consegue realizar uma enorme variedade de serviços, como pagamento de contas, transferências, consultar saldo e extrato e muito mais. 

Sem falar que os usuários também podem usar os caixas eletrônicos. Os terminais da rede Banco24Horas permitem saques e até mesmo em alguns supermercados e estabelecimentos comerciais é possível realizar pagamentos. 

Quem é cliente do Banco do Brasil pode ainda contar com os serviços do Banco Postal disponível em agências dos Correios.  

Dessa forma, quem não tem muito tempo para ir à uma agência bancária tem várias opções para a grande maioria das questões relacionadas à serviços bancários. 

Deixe um comentário