O Banco Pode Mexer na Conta Sem Autorização?

Essa é uma dúvida que grande parte dos brasileiros ainda têm. E o principal motivo de tamanha desconfiança é o fato de o ex-presidente Fernando Collor ter congelado as contas poupanças dos brasileiros bem no início da década de 90.  

Essa atitude deixou a população com uma pulga atrás da orelha quando o assunto é guardar o dinheiro no banco. As pessoas ainda ficam com medo de terem o seu dinheiro confiscado pelo Governo. 

Por conta disso, até hoje existem pessoas que não guardam dinheiro no banco. 

Mas o fato é que hoje, não existe mais a possibilidade de as contas serem bloqueadas. Há regras as quais os bancos e as instituições financeiras estão sujeitos, e elas existem para garantir a segurança dos consumidores. 

Não é permitido aos bancos e às instituições financeiras retirarem dinheiro da conta do cliente sem o a sua autorização. 

Ao nos tornarmos clientes de um banco, a gente usa alguns serviços financeiros que podem estar sujeitos à cobrança de algumas tarifas. Por isso é que algumas pessoas se esquecem e acabam pensando que o banco está realizando uma cobrança indevida. Por isso, o ideal é conferir atentamente todos os detalhes do seu contrato antes de acusar o banco. 

Posso Ter o Salário Retido Para Pagar Uma Dívida? 

Essa é outra dúvida bem comum. Principalmente quando a pessoa tem uma conta salário. Nem o banco e nem instituição financeira podem reter o salário do cliente para pagar dívidas. Só é permitido realizar algum desconto quando o cliente tiver contratado algum empréstimo consignado ou financiamento. 

Sendo assim, ainda que a conta do cliente esteja negativa e o salário cair, nenhum valor poderá ser descontado dele. 

É Permitido ao Banco Descontar Dívida em Conta Corrente ou Poupança? 

Ao contrairmos uma dívida, seja um empréstimo, financiamento, um cartão de crédito, etc., é comum estar bem claro no contrato que a cobrança poderá ser feita através da conta bancária do titular. Porém, se essa informação não estiver no contrato e com autorização expressa do cliente, o banco não poderá realizar nenhuma cobrança por meio da conta. 

O Banco Pode Realizar Cobrança de Tarifa Bancária Sem Autorização do Cliente? 

Somente mediante um contrato estabelecido entre o banco ou instituição financeira e o cliente, e com a prévia autorização do mesmo, é que o banco pode seguir com a cobrança de juros, transações, IOF, e pacotes de serviços. Mas o banco precisa informar ao cliente todas as alterações, quando ocorrerem, e também informar todas as tarifas cobradas também. O cliente precisa autorizar a cobrança tanto na abertura da conta quanto na troca do pacote de serviços. 

O Banco Pode Usar o Dinheiro do Cliente Para Investir Em Fundos Sem a Sua Autorização? 

O banco não pode usar o dinheiro do cliente em fundos de investimentos sem a prévia autorização do mesmo. Caso ele o faça, está cometendo uma ilegalidade. Até porque, ao investir em um fundo, no momento do resgate, o cliente pode ter um valor menor do que o investido para resgatar. Além de ter outros custos como imposto de renda e IOF também. 

A relação do cliente do banco tem uma série de regras que visam resguardar ambas as partes. Mas o que o consumidor precisa ter em mente é que nenhum banco ou instituição financeira pode mexer na conta do cliente, muito menos retirar qualquer valor sem prévia autorização. 

Leia atentamente o seu contrato com o banco e saiba exatamente o que ele pode e não pode cobrar de você. Se algo de errado acontecer, você deve estar resguardado pelo que consta no seu contrato. 

Deixe um comentário