Máquina de Cartão Fora do Ar – Como Resolver?

O uso do cartão de crédito e de débito para pagar as compras nos dias de hoje está cada vez mais frequente. Na verdade, o lojista que não aceita cartão em seu estabelecimento perde a maior parte das suas vendas.  

O cartão tem sido uma das melhores formas de o consumidor se proteger contra assaltos. Andar com dinheiro em espécie já não é uma opção para a grande maioria das pessoas. 

Os lojistas, por sua vez, têm a sua disposição uma série de modelos diferentes de máquinas de cartão, e cada uma é mais adequada para tipo e tamanho diferente de estabelecimento. 

Mesmo com tanta modernidade, é comum ainda os comerciantes enfrentarem problemas de travamento da máquina, ou máquina fora do ar. E o que os clientes querem é mais qualidade e agilidade no atendimento. Se a máquina não funciona, já gera uma frustração tanto para o lojista, que pode até perder a venda, se o cliente não tiver outra forma de pagamento, como para o cliente também. 

Devido a esses problemas muito comuns de acontecer, as pessoas buscam uma alternativa que ofereça uma solução mais rápida. Porém, nem sempre as operadoras ajudam. Elas não costumam auxiliar da forma que se espera. 

Procedimentos Básicos Para Recuperar a Máquina de Cartão 

Se a máquina de cartão para de funcionar, existem algumas dicas simples que podem ajudar para que o seu funcionamento se restabeleça. Confira abaixo: 

  • Procedimento padrão: o primeiro passo é realizar o procedimento padrão. Para tal, é preciso seguir quatro passos básicos:

1 – Confira se as luzes verdes estão acesas; 

2 – Reinicie a máquina de cartão ou o roteador; 

3 – Desconecte o cabo de alimentação da máquina de cartão e também o roteador da internet. Aguarde em torno de 30 segundos. Ligue os cabos novamente e reestabeleça a alimentação dos dispositivos para o terminal. Se a máquina de cartão tiver uma bateria, retire-a e coloque novamente, 

4 – Aguarde em torno de 1 minuto para usar a máquina novamente após reiniciar e reestabelecer a conexão com o servidor ou com o roteador. 

  • Quando a máquina não estiver sendo usada, confira o estado da rede: os lojistas costumam verificar se a máquina tem rede somente na hora de efetuar a venda. Esse é um erro que deve ser evitado. Confira a rede a cada 30 minutos, pelo menos. Assim, é mais fácil resolver o problema antes que ele cause constrangimento por um erro tão recorrente.
  • Faça um teste na rede telefônica: uma das principais causas da falta de conectividade das máquinas de cartão é a falta de rede. Se a rede telefônica ou roteador é o mesmo usado para a conexão do telefone sem fio ou o computador, então é preciso desconectar o computador e o telefone para averiguar o funcionamento. Acesse a internet pelo computador e confira como está a conexão e a velocidade. 
  • Faça algumas verificações para tentar resolver o problema: existem algumas verificações que também podem ser muito úteis para solucionar o problema. Confira abaixo:

1 – Certifique-se de que o cabo está conectado à porta certa da máquina de cartão e também na parede ou roteador; 

2 – Use um telefone comum para testar a conexão da tomada de parede. Assim, será possível verificar se a linha está disponível. Ou conecte um computador à internet para testar a conexão; 

3 – Conecte a uma outra porta do roteador ou altere o terminal para uma outra linha telefônica e teste a conexão mais uma vez,  

4 – Confira se os todos os telefones da loja estão conectados na mesma linha que a máquina de cartão e confira também se o telefone está fora do gancho. 

Deixe um comentário