Como Descobrir Suas Contas Bancárias Esquecidas? Registrato

Uma situação que costuma acontecer é as pessoas abrirem uma conta e, com o passar do tempo, se esquecerem que ela existe. Em outros casos, existem situações em que o consumidor desconfia de que alguém abriu uma conta bancária em seu nome. O fato é que quase ninguém sabe quem tem como descobrir todas as contas abertas em seu nome. No post de hoje, mostraremos o que pode ser feito para resolver essa situação. 

Para quem vive esse tipo de problema, saiba que é possível verificar pela internet todas contas registradas no CPF de uma pessoa. Através de uma ferramenta gratuita, disponibilizada pelo Banco Central, chamada de REGISTRATO, ou Extrato de Registro de Informações no  Banco Central, podemos consultar conhecer todas as contas registradas em um CPF e até qual é o limite de crédito em cada uma das contas. 

Por meio do REGISTRATO, podemos conferir os números das contas corrente e poupança, e também os cartões de crédito que possam haver na conta. Assim como os produtos financeiros que necessitam da existência de limites. 

É comum as instituições financeiras acessarem o RESGISTRATO do Banco Central, desde que o consumidor autorize, para conhecer os limites de crédito que as instituições liberaram para os consumidores. Isso facilita a análise de crédito. 

Além do mais, o REGISTRATO serve para ajudar na proteção do Sistema Financeiro Nacional, uma vez que evita que limites muito altos sejam liberados pelas instituições financeiras, para os consumidores que não têm uma boa capacidade de pagamento. 

Como Acessar o REGISTRATO? 

Confira abaixo o passo a passo de como acessar o REGISTRATO e realizar a sua consulta: 

  • Acesse o site do Banco Central, selecione a opção “Clientes bancários que fazem uso de internet banking” e clique no link “ Obter a frase de segurança”.
  • Em seguida, clique no link “Obter a frase de segurança”.
  • Informa o seu CPF no campo indicado, o nome de algum banco com o qual você se relacione (internet banking), a sua data de nascimento e também o nome completo da sua mãe.
  • Em seguida, aparecerá na tela uma frase de segurança.
  • No momento do acesso pelo internet banking, é preciso validar a frase de segurança que o sistema lhe forneceu. Isso será feito ao clicar no ícone contendo o logotipo do Banco Central, em algum local da página do internet banking do seu banco.
  • Depois, é preciso ir novamente para o site do Banco Central e ir para a página do REGISTRATO. 
  • Após, clique em “3 – Cadastrar”. 
  • Informe o seu CPF, o seu e-mail e o nome do banco que validou a sua frase de segurança.
  • Depois disso, o seu cadastro estará concluído e você receberá uma senha provisória para que possa ter acesso aos relatórios.
  • Acesse novamente a página do REGISTRATO, no site do Banco Central, e altere a senha provisória que você recebeu. Para isso, basta clicar em “Acessar o REGISTRATO”.

Após concluído o cadastro, o cliente poderá acessar o sistema todos os dias, se desejar. Basta apenas que ele clique em “á possuo cadastro e informe o seu usuário Sisbacen e a sua senha. 

O objetivo do REGISTRATO é facilitar a vida dos cidadãos. Por meio dele, é possível consultar, de forma gratuita, todos os relatórios que contenham informações de operações de crédito do consumidor. E também permite saber sobre como anda o relacionamento do mesmo com as instituições financeiras, como empréstimos, dívidas, e etc. Faça essas consultas sem sair de casa. 

Antes do REGISTRATO, só era possível conseguir essas informações pessoalmente, em alguma central de atendimento do público do Banco Central, ou pelo envio da documentação autenticada pelos Correios. 

Deixe um comentário