Quanto Tempo o Nome Fica Limpo?

Ter o nome negativado é uma situação muito ruim, que pode causar muitos problemas para a pessoa. O problema é que, com o aumento do desemprego, o número de inadimplentes vem crescendo de forma desordenada. E, mesmo que a pessoa não queira, ela acaba deixando de pagar algumas contas. O que leva as empresas a inserirem o seu nome no cadastro dos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e a SERASA. 

Com o nome sujo, a pessoa fica com várias restrições no mercado, e impedida de fazer muita coisa, como financiamentos, contratar um empréstimo, solicitar um cartão de crédito, abrir uma conta corrente, dentre outros. 

Quanto Tempo Demora Para o Nome Ficar Limpo Depois de Quitar a Dívida? 

Após pagar a dívida, o prazo até ter o nome limpo novamente parece uma eternidade. Principalmente se a pessoa precisa limpar o nome por algum motivo em especial, como solicitar um empréstimo, por exemplo. 

Mas a regra diz que, após o inadimplente pagar a dívida, a empresa credora precisa retirar o nome do devedor do SPC e da SERASA em até 5 dias úteis.  

Caso a empresa não retire o nome do cadastro de inadimplentes, é preciso entrar em contato com a empresa, de posse do comprovante de pagamento, e solicitar que o nome seja limpo. Se, mesmo assim, a empresa não der baixa no nome da pessoa, então esta deverá procurar os seus direitos nos órgãos de defesa do consumidor, como é o caso do Procon, e formalizar a sua reclamação. 

O prazo de 5 Dias Começa a Contar Quando? 

Essa é uma dúvida comum entre os consumidores. E a resposta é simples: a partir da data de pagamento da dívida. As empresas não podem alegar que existem prazos internos a serem cumpridos. O prazo que elas têm para dar baixa no nome do consumidor é de 5 dias, a contar a data em que a dívida foi quitada, desde que o pagamento tenha sido em dinheiro. Se for em boleto, cheque ou outra forma em que é preciso aguardar o prazo de confirmação, aí sim o prazo pode se estender, pois é preciso aguardar a compensação do pagamento. 

O consumidor precisa consultar o seu nome com frequência, para garantir que não há nenhuma restrição no mesmo. 

Mitos e Verdades Sobre o Nome Sujo 

A gente escuta muita coisa sobre esse assunto por aí. A questão é saber o que é verdade e o que não diante de tanta informação. Abaixo, listamos alguns mitos e verdades sobre o nome sujo. Confira: 

• O inadimplente precisa ser informado quando o seu nome for negativado. 

Verdade. Quando uma empresa insere o CPF do devedor nos órgãos de proteção ao crédito, estes precisam enviar uma notificação para a pessoa informando que ele precisa pagar a dívida dentro de um prazo, caso contrário, o seu nome será negativado. 

 Se eu não estiver devendo, meu nome pode ser negativado. 

Verdade. Mas não que a dívida seja sua. O que acontece nesses casos são falsificações de assinaturas e de documentos. Quando isso acontece, o consumidor precisa registrar um boletim de ocorrência e procurar a empresa credora o quanto antes para resolver a situação. 

 Após renegociar uma dívida, o meu nome permanecerá sujo até que eu pague tudo o que devo. 

Mito. Quando renegociamos uma dívida, a dívida antiga é extinta e damos início a uma nova dívida. Após pagarmos a primeira parcela, o nome precisa ser limpo. Caso contrário, o consumidor poderá entrar com uma ação 

 Posso ser impedido de abrir uma conta se estiver com o nome sujo. 

Verdade. O banco pode não permitir que o consumidor inadimplente abra uma conta corrente. Para quem já é correntista, o banco pode suspender a entrega de talão de cheque, além de bloquear o cheque especial. 

Deixe um comentário