Como Funciona a Assinatura Eletrônica da Caixa? Posso Fazer em Qualquer Agência?

A facilidade que a internet tem oferecido aos cidadãos hoje em dia é inquestionável. Principalmente no que se refere aos serviços bancários. Muitas das operações que antes eram feitas somente pessoalmente, nas agências, a gente consegue realizar sem precisar sequer sair de casa hoje em dia.  

Mas, para que essa facilidade seja uma aliada, os bancos e os usuários não podem descuidar dos mecanismos de segurança. Afinal de contas, o aumento de fraudes tem crescido muito nos últimos anos. 

Quem é cliente da Caixa Econômica Federal e usa o internet banking, com certeza já ouviu falar e faz o uso da Assinatura Eletrônica. Ela permite ao usuário realizar as mais diversas operações de qualquer hora e lugar. 

Como Fazer a Assinatura Eletrônica? 

Para quem ainda não tem, vamos explicar como fazer a assinatura eletrônica para clientes da Caixa. Confira abaixo: 

• O primeiro passo é acessar o internet banking da Caixa usando o usuário e a senha. O acesso pode ser feito pelo computador, pelo tablet ou pelo celular. 

 Em seguida, é preciso clicar no ícone “Configurações”. 

 Selecione a opção “Contas”; 

 E depois vá em “Consultar Contas”; 

 Após ter selecionado a sua conta, clique em “Cadastrar Assinatura”. Nesse momento, o usuário verá os dados da sua conta e também o contrato da sua assinatura. 

 É preciso confirmar todos os dados e clicar em “Concordo” para que os termos do contrato sejam aceitos. 

• Após o cadastro, será pedido que o usuário confirme a sua assinatura. Ele deve repetir a mesma assinatura que cadastrou e clicar em “Confirmar”. 

É comum algumas pessoas pegarem uma assinatura provisória com o gerente da sua conta. Ela vale por 15 dias. O usuário pode acessar ointernet banking e clicar em “Alterar a assinatura”. Depois, é só cadastrar a nova assinatura. Se a alteração não for feita dentro de 15 dias, a senha provisória irá expirar, e o cliente terá que ir novamente até uma agência da Caixa para solicitar uma nova senha provisória. Depois, terá que fazer o procedimento de cadastro e desbloqueio. 

Como Desbloquear a Assinatura Eletrônica? 

Para quem pensa que o processo de cadastro da assinatura acabou, está muito enganado. Depois de cadastrá-la pelo internet banking, é preciso desbloqueá-la. Para isso, o usuário deverá ir até os terminais de autoatendimento da Caixa, que são os caixas eletrônicos, e realizar o desbloqueio. Essa é uma forma de aumentar a segurança do usuário. 

Os passos para o desbloqueio são: 

• Para começar, o usuário deve inserir o cartão magnético no terminal.  

• Em seguida, várias opções aparecerão na tela. É preciso clicar em “Outros Serviços”. Depois em “Senhas e validações de acessos” e em “Debloqueio de Assinatura Eletrônica”. 

• Feito isso, será preciso informar o seu CPF e confirmar a operação. 

• Depois, o usuário precisará aderir ao serviço de SMS da Caixa. A adesão a esse serviço também é feita em um caixa eletrônico. E servirá para que o cliente passe a receber alertas de transações que forem feitas em sua conta. 

• Pronto! A sua assinatura eletrônica já está liberada para o uso. 

Se a senha for bloqueada como uma medida de segurança, o cliente terá que ir a um autoatendimento para realizar o desbloqueio. Para isso, o cliente precisará usar o cartão da conta, a sua senha silábica e o seu CPF. É preciso ir em “Outros Serviços”, “Outros Serviços”, “Senhas e Validações de Acessos” e, por último, em “Desbloqueio de Assinatura Eletrônica”. 

Esse procedimento irá apenas desbloquear a senha. É preciso que o usuário se lembre qual era para poder usar posteriormente. 

Deixe um comentário