Vale a Pena Usar Biometria? Como Cancelar?

Vale a Pena Usar Biometria? Como Cancelar? 

Antes de mais nada, vamos entender melhor o que é a biometria e quais as suas vantagens. 

A biometria é hoje, uma das formas de segura de identificar uma pessoa por meio das suas características únicas. E tem sido inserida na vida das pessoas aos poucos. Já é possível usar esse serviço em bancos, aeroportos, urnas eletrônicas e parques temáticos. 

O significado do termo biometria é medição biológica. Ele é capaz de estudas tanto as características físicas quanto comportamentais de alguém. 

Essa técnica se tornou mais famosa a pouco tempo. Porém, o reconhecimento das principais características de uma pessoa já era usado no ano 800 d.C., na China. Naquela época, os comerciantes usavam a impressão digital dos seus clientes usando as suas impressões digitais em tábuas de barro. 

Como Funciona a Biometria? 

É preciso ter alguns equipamentos para o funcionamento correto da biometria, como um computador melhor, um sensor ou scanner e um software que analise as imagens captadas pelo sensor ou scanner. 

Quando acionamos o scanner, ele capta imagens nítidas e de alta resolução daquilo que estamos analisando, seja a íris do olho, as digitais, as expressões faciais, a geometria da mão ou a retina. Em seguida, a imagem captada pelo scanner será analisada pelo software biométrico. Nesse momentoas características mais importantes serão extraídas da imagem projetada. 

Tipos de Biometria 

São dois os tipos de biometria existentes: a biometria física e a biometria comportamental. Conheça abaixo as principais características de cada uma delas. 

Biometria Física 

Impressão digital: essa é a maneira mais comum de biometria, mas a sua confiabilidade é bem menor. É o método rápido e o que necessita de menos custos para funcionar. 

Veias das mãoso seu custo também é considerado relativamente baixo. É uma forma confiável de reconhecer as pessoas, é um método quase impossível de ser falsificado e também é imutável. 

Írisoutro método muito confiável, imutável com o passar do tempo e praticamente impossível de ser falsificado. O seu custo é mais alto também. 

Reconhecimento facial: possui um alto custo e baixa confiabilidade. O que o torna um método não tão vantajoso. É um dos métodos menos utilizado. 

Biometria Comportamental 

Pesquisadores trabalham para conseguir sistemas profissionais capazes de identificar a pessoa pelas suas características comportamentais, como a forma de andar, como se comportam diante das situações, etc.  

Como Cancelar a Biometria no Banco? 

Se o seu banco ou instituição financeira usam esse método para identificar os seus clientes saiba que é possível solicitar o cancelamento. Basta ligar na Central de Atendimento ao Cliente ou procurar o gerente pessoalmente. 

Vantagens da Biometria 

Confira abaixo as principais vantagens do uso da biometria: 

• Oferece mais segurança. Pois, a partir do perfil biométrico de alguém, o processo se torna mais seguro e confiável. 

• Redução de custos e contenção de gastos tecnológicos; 

• Conveniência. Torna desnecessário carregar chaves em casos de usar a biometria para abrir portas. 

• Privacidade; 

• Controle para empresas. Pelo advento desse método, as empresas conseguem saber ao certo quanto tempo o funcionário trabalhou efetivamente, e quanto tempo gastou com distrações. 

• Mais agilidade para resolver processos. 

• Mobilidade: por meio da biometria, documentos podem ser assinados, analisados em toda parte, apenas com o uso de dispositivos móveis, como smartphones, tablets ou SMS. 

• Responsabilidade social: uma questão que tem preocupado todo o planeta é com relação ao meio ambiente. Com a biometria, torna-se possível reduzir a impressão de papéis, pois os documentos podem transitar facilmente pela web, tendo sua segurança garantida, por meio da inovação tecnológica. Além de tonar o dia a dia das pessoas ainda mais prático. 

Deixe um comentário