Posso Fazer Transferência da Poupança? TED ou DOC?

Posso Fazer Transferência da Poupança? TED ou DOC? 

A conta poupança é um tipo de aplicação financeira mais tradicional que existe, embora os rendimentos não sejam muito vantajosos. Em geral, quem investe na caderneta de poupança está mais preocupado em guardar os valores do que com os rendimentos em si, a menos que o valor depositado seja muito alto, para que os juros recebidos compensem a aplicação. 

São vários os benefícios que a conta poupança oferece para o cliente. Mas uma dúvida sempre paira no ar: é possível fazer transferência de uma conta poupança? 

É verdade que existem muito poucos materiais falando de como se faz uma transferência de uma conta poupança para outra. Por isso, resolvemos explicar de forma detalhada como funciona essa transação. 

A primeira coisa que as pessoas costumam perguntar é se é possível realizar transferência de uma conta poupança para outra. E a resposta é sim. É possível transferir de uma conta poupança para outra conta poupança de um mesmo banco ou de banco diferente. Como também é possível transferir de uma conta poupança para uma conta corrente do mesmo banco ou de outro banco. Se a transferência for feita para outros bancos, é possível que haja cobrança de taxas. Por isso, antes de realizar a transação, é fundamental verificar se há cobrança e de quanto é. 

Como dissemos, é possível realizar transferência de uma conta poupança para uma conta corrente também dentro de um mesmo banco. Isso é feito usando o cartão da conta por meio do internet banking. 

Se desejar fazer uma transferência de uma conta poupança para uma conta corrente de outro banco, então deverá realizar um pedido de transferência tipo DOC para a conta que receberá o valor. Em alguns bancos, essa transação pode ser feita diretamente da conta poupança, usando os terminais de autoatendimento, ou pelo internet banking. Já em outros, pode ser preciso se dirigir ao gerente do banco ou a um caixa para realizar a transferência. 

É Possível Realizar Transferência de Uma Conta Salário? 

A conta salário é diferente da conta poupança. Através da conta salário, é possível transferir gratuitamente valores para uma conta de outro banco. O nome dado a essa transação pe “portabilidade do salário”. O salário é transferido de forma integral para a outra conta, sem nenhum custo adicional, e até as 12:00 do mesmo dia em que foi creditada na sua conta salário. A esse tipo de transferência, dá-se o nome de TED. 

TED Em Conta Poupança 

TED é uma modalidade de transferência de valores muito usada nos dias de hoje. É uma transação eletrônica, ou seja, não precisa passar pelo sistema de compensação bancária. Dessa forma, o valor cai na conta de destino na mesma hora. Hoje em dia, o limite mínimo para realizar transferência via TED é de R$ 0,01. E não existe limite superior para esse tipo de transferência. Para realizar uma TED, basta que a pessoa possua uma conta poupança ou corrente no banco. No entanto, algumas instituições não permitem que seja realizado TED de uma conta poupança. Por isso, é sempre bom se informar no seu banco. 

DOC Em Conta Poupança 

DOC é uma modalidade de transferência que só pode ser feita por instituições autorizadas pelo Banco Central. O valor só é creditado na conta de destino no próximo dia útil, desde que a transação seja realizada até às 21h59. Caso contrário, será creditada apenas no segundo dia útil. Não há limite mínimo para o DOC ser realizado. Sendo assim, a partir de qualquer valor é possível realizar a transferência. Porém, há um limite máximo para esse tipo de transação, que é de R$ 4.999,99. 

Deixe um comentário