Posso Endossar Um Cheque Nominal?

Posso Endossar Um Cheque Nominal?

O que caracteriza um cheque nominal é o fato de ele vir com o nome do beneficiário daquele pagamento. Que é a pessoa que o emissor autoriza a receber aquele valor. 

O beneficiário do cheque pode depositá-lo em sua conta. E, caso ele não esteja cruzado, poderá também recebê-lo na boca d caixa, se preferir. Se o beneficiário quiser que outra pessoa recebe o cheque em seu lugar, o cheque precisa ser um cheque nominal à ordem. 

Como Endossar Um Cheque? 

Confira abaixo quatro maneiras de endossar um cheque: 

• Endossar um cheque com uma assinatura 

A primeira coisa é confirmar a informação na face do cheque. É importante que tenha a assinatura da pessoa que entregou cheque, o nome da pessoa, o valor em números e palavras e a data. É comum as pessoas colocarem pré-datarem o cheque. Mas, como ele é uma ordem de pagamento à vista, o banco não é obrigado, legalmente, a aguardar até a data informada. E, se o beneficiário do cheque sacá-lo antes da data informada pelo emissor, poderá causar problemas para o mesmo. Se não tiver saldo na conta, por exemplo, o cheque vai voltar. Ou pode fazer com que a conta fique com saldo negativo. 

Em seguida, é preciso assinar o cheque. Na parte de trás, você encontrará algumas linhas cinzas na parte superior. O nome deve ser escrito lá da mesma forma que foi escrito na face. Depois, é preciso levar o cheque para o banco para que ele possa ser depositado ousacado. 

• Endossar um cheque para transferir para outra pessoa 

Nesse caso, é preciso escrever na linha superior do cheque “Pagar à ordem de”. Em seguida, escreva na próxima linha o nome da pessoa para quem o cheque está sendo transferido. Dessa forma, os direitos que você tinha sobre o cheque serão transferidos para um terceiro. 

O nome da pessoa que está transferindo o cheque deverá ser assinado embaixo no nome do novo beneficiário. Em seguida, a pessoa que receberá o cheque deverá assinar embaixo da sua assinatura. 

• Endossar um cheque para depósito 

Para esse tipo de endosso, é preciso virar o cheque e escrever na linha de endosso superior “somente para depósito”. Depois, é preciso assinar o cheque na próxima linha. A assinatura é imprescindível independentemente do tipo de endosso. Em seguida, é preciso especificar na próxima linha o número da conta e qual o banco, para garantir que o cheque será depositado exatamente onde você informar. 

• Endossar um cheque comercial 

Você deve escrever sobre as linhas cinza, na parte de trás do cheque, na área do endosso. O nome do estabelecimento deve vir na primeira linha. Na linha seguinte, é preciso escrever o nome da pessoa e o seu título. Por exemplo: “Marcos Pereira, Proprietário”, logo abaixo do nome do estabelecimento. 

Cuidados Ao Usar Um Cheque 

Como é de conhecimento de todos, os cheques são alvos frequentes de fraudes. Mesmo que eles estejam sendo substituídos aos poucos por outras formas de pagamento, como o cartão de crédito, por exemplo, algumas pessoas ainda utilizam o cheque. Para aumentar a sua segurança, confira abaixo alguns cuidados básicos que precisamos ao utilizar esse meio de pagamento: 

• Evite sair com o seu talão de cheque. Se for precisar usar em outro lugar, leve apenas a quantidade de folhas que você irá precisar no dia. 

• Sempre que receber um novo talão, confira todas as informações, como o nome, o CPF, o número da conta e a quantidade de cheques disponíveis no talonário. 

• Jamais deixe cheques assinados o talão ou requisições 

• Se tiver talão de cheque de conta inativa, você deve destruir todos eles. 

• Guarde seus talões em um local seguro. 

Deixe um comentário