O Que é Uma TEV? Como Funciona e Quais os Prazos?

Que é Uma TEV? Como Funciona e Quais os Prazos?

A transferência de dinheiro de uma conta para outra é hoje uma grande facilidade, que vem tornando o nosso dia a dia cada vez mais prático. Seja para receber ou para pagar, os métodos usados para transferência são sempre bem-vindos. E agora com muito mais segurança para o cliente. 

Quando realizamos uma transferência de uma conta para outra, seja do mesmo titular ou de titular diferente, normalmente realizamos um DOC ou uma TED. Essas duas são as formas mais comuns de realizarmos essa transação. 

Hoje, porém, falaremos de uma nova modalidade, que talvez você ainda não conheça ou não se lembre. Trata-se da TEV. Continue lendo que daremos mais informações sobre a respeito. 

O Que é a TEV? 

A TEV, ou Transferência Eletrônica de Valores, é uma outra maneira de transferir dinheiro de uma conta para outra, de diferentes titularidades, com pouco espaço de tempo. Nesse tipo de transação, a  existe uma exigência: que a conta do emitente e do destinatário sejam na mesma instituição. Ou seja, é preciso que os bancos de ambas as contas seja o mesmo. Nesse tipo de transação, o valor transferido é compensado na mesma hora, e cai na conta do beneficiário em até 10 minutos. 

Posso Realizar Uma TEV Em Qualquer Tipo de Conta? 

Sim, desde sejam no mesmo banco. É possível realizar uma TEV entre contas correntes, entre contas poupança e entre uma conta corrente e uma conta poupança. Não há custos envolvidos na transferência de valores entre o mesmo banco. 

Tem Limite Para Realizar Uma TEV? 

O limite vai depender do tipo de conta que o cliente possui, se é pessoa física ou pessoa jurídica, e conforme o seu perfil financeiro, de acordo com a movimentação que o cliente faz normalmente. O limite também varia de um banco para outro. 

Se desejar aumentar o limite, o cliente pode procurar o seu gerente e fazer a solicitação. Para saber qual o limite do seu banco, basta consultar no site do bancono internet banking, nos caixas eletrônicos ou no menu do app do seu banco.  

A TEV pode ser feita em caixas eletrônicos, internet banking ou na boca do caixa. 

Quais as Vantagens de Realizar Uma TEV? 

Assim como as demais formas de transferências, a TEV também tem muitas vantagens. Confira abaixo: 

• O prazo de compensação de uma TEV é muito rápido. Em geral, o valor fica disponível na conta do beneficiário em até 10 minutos. 

 Proporciona muita segurança para ambas as partes, tanto para quem transfere o dinheiro, como para quem o recebe. E evita que as pessoas tenham que andar com o dinheiro na bolsa, correndo o risco de assalto. 

 Pode ser realizada por diferentes tipos de contas: entre contas correntes, entre contas poupança e entre uma conta corrente e uma conta poupança. 

 Oferece muita comodidade para o cliente, pois pode ser feita diretamente na boca do caixa, pelo internet banking ou em caixas eletrônicos. 

 É um tipo de transação que não envolve custos para o emitente. 

 Quem quiser aumentar o seu limite, pode conversar com o seu gerente e fazer uma solicitação. 

 É mais uma opção de transferência para quem precisa transferir dinheiro para outra conta, desde que seja do mesmo banco. 

 É uma forma fácil e rápida de transferir o dinheiro. 

Antes de tentar realizar uma transferência via TEV, o cliente deve verificar o limite permitido pelo seu banco. Depois, é só realizar a transação com muita segurança e com toda a comodidade, sem correr nenhum risco de ser assaltado nas ruas. 

Deixe um comentário