O Que é Uma TED? Como Funciona e Quais os Prazos

O Que é Uma TED? Como Funciona e Quais os Prazos

Ainda é comum a gente encontrar pessoas que realizam as transferências bancárias diretamente em uma agência bancária. Porém, existe uma maneira bem mais simples de transferir dinheiro de uma conta para outra sem precisar sair de casa. Trata-se da TED, ou Transferência Eletrônica Disponível. A TED é uma forma de transferência bancária entre contas do mesmo banco ou entre bancos diferentes. 

Não existe um limite mínimo e nem máximo para o cliente realizar uma TED. Dessa forma, qualquer valor pode ser transferido usando esse tipo de transferência. Pode haver, porém, algum limite estabelecido conforme a forma com que for feita, se pelo internet banking, se nos caixas eletrônicos, por aplicativos de celular, ou pelo atendimento telefônico. Por isso, é sempre recomendado consultar antes os limites estabelecidos pelo seu banco antes de realizar uma TED. Os bancos cobram tarifas para a realização dessa transação, e os valores variam de um banco para outro. 

Quanto Tempo Demora Para Uma TED Cair na Conta? 

A grande vantagem da TED é o seu prazo de compensação, que acontece quase que de forma instantânea. Isso é possível porque a transação não precisa passar pela compensação física. É uma transação totalmente eletrônica. Dessa forma, o dinheiro cai na conta do beneficiário quase no mesmo instante da transferência. Se você precisa transferir ou receber um valor imediatamente, a TED é a melhor forma de transferência para uma situação como essa. 

Para realizar uma TED, é preciso ter em mãos o nome do beneficiário, o CPF ou CNPJ, o número da conta e o número da agência. Recomenda-se ter o máximo de cuidado no momento de digitar os dados da pessoa que receberá o valor, para evitar possíveis erros. Sempre confira antes se todas as informações estão corretas antes de finalizar a transação. 

Como Realizar Uma TED? 

Em quase todos os bancos é possível realizar uma TED pelo internet banking, pelo caixa eletrônico, na própria agência ou até por telefone. Quando o cliente realizar uma TED sem necessitar da intervenção humana, ou seja, pela internet, o custo da transação será bem menor. Existe ainda a possibilidade de o banco oferecer isenção de TED conforme for o pacote de serviços do cliente. 

Dependendo do valor da transação, pode ser necessário que o cliente procure o gerente para poder realizar a transferência. É muito comum os bancos definirem valores máximos para TED feita pela internet como uma forma de aumentar a segurança do cliente. 

Quais as Vantagens de Uma TED? 

A TED oferece muitas vantagens para o cliente. Dentre as principais, estão: 

• O valor transferido cai na conta do beneficiário no mesmo dia, costuma demorar menos de 30 minutos, desde que a transação seja feita até as 17:00h de dias úteis. 

• É considerada uma das formas mais seguras de se transferir dinheiro hoje em dia. 

• É um método muito fácil e prático de realizar transferências. 

• Proporciona muita comodidade para o cliente, pois pode ser feita de casa, usando aplicativos de celular, ou um computador, por meio do internet banking. 

• Não existe limite mínimo e nem máximo de valor a ser transferido. O cliente pode transferir qualquer valor que desejar usando uma TED. 

• Quando feita sem a intervenção humana, o valor da tarifa pode ser bem menor. 

• Alguns bancos oferecem isenção de tarifas para os clientes realizarem TED, conforme o pacote de serviços do mesmo. 

• Só permite a finalização da transação de houver saldo suficiente na conta. 

• Os bancos costumam estipular valores máximos para TEDs realizadas pela internet, como forma de aumentar a segurança dos clientes.  

Deixe um comentário