O Que é Seguro Prestamista? Preciso Pagar?

O Que é Seguro Prestamista? Preciso Pagar? 

Quando estamos prestes a comprar um automóvel, ou um imóvel, por exemplo, logo pensamos o que poderia acontecer se não conseguíssemos pagar a dívida. É para situações como essa que foi criado o seguro prestamista. Esse seguro foi feito para acabar com o risco de inadimplência. 

Em sua apólice, o seguro prestamista garante que a dívida do contratante seja paga em casos de alguma causalidade. 

O seguro prestamista é uma garantia de que suas dívidas serão quitadas em caso de invalidez, de morte, da perda da renda de autônomo ou de desemprego involuntária. Se caso algumas dessas situações acontecer, a quantia paga irá depender das coberturas que foram contratadas pelo segurado. E o valor a receber será limitado ao valor pago como garantia da dívida de operações de crédito, arrendamento mercantil ou financiamento. 

Como o Seguro Prestamista Funciona? 

Para a empresa, esse seguro funciona como uma ferramenta que ajuda a reduzir a inadimplência. No caso dos familiares da pessoa segurada, esse seguro serve para garantir a preservação do patrimônio que já adquiriram. Dessa forma, o seguro é benéfico tanto para a empresa quanto para os consumidores. A empresa recebe o valor que lhe pertence e o contratante tem a dívida que contraiu quitada em casos de sinistros, desde que sejam cobertos pela apólice. Em caso de algum imprevisto acontecer, o seguro oferece proteção financeira para pagar o saldo das dívidas, ou uma certa quantidade de parcelas, se tiverem compras parceladas. 

É uma forma de seguro de vida em grupo. Veja abaixo alguns dos exemplos em que se pode usar o seguro prestamista: 

• Cheque especial de bancos; 

 Consórcios; 

 Empréstimos com pagamento consignado em folha; 

 Empréstimos junto a financeiras e bancos; 

 Financiamentos de bens (veículos, imóveis, eletrodomésticos e outros), 

 Cartão de crédito (para cobrir o saldo de cartão). 

Benefícios do Seguro Prestamista 

Confira abaixo os principais benefícios que o seguro prestamista pode oferecer: 

 Proteção para os investimentos feitos em consórcio ou financiamento: esse seguro protege o patrimônio e garante uma maior segurança financeira para toda a família. 

 Tranquilidade em ter dívidas quitadas em caso de sinistro: se algum dos sinistros cobertos em contrato por ventura acontecer, o segurado e sua família terão a sua dívida quitada, e afastarão o risco de inadimplência. 

• segurado terá a certeza de que não ficará inadimplente por causa de alguma casualidade: para proteger a sua família e evitar constrangimentos e problemas, nada melhor do que agir para evitar o risco de inadimplência. 

Quem Contrata o Seguro Prestamista? 

A venda do seguro é feita por meio da instituição financeira ou da loja, a partir do momento em que tenham parceria com alguma companhia de seguros. Assim, não é o consumidor quem compra o seguro prestamista na seguradora diretamente. 

Quais São as Linhas de Crédito Que Possibilitam a Contratação do Seguro Prestamista? 

Confira abaixo a relação completa: 

• Crédito Consignado; 

• Crédito de Bens e Consumo Duráveis; 

• Crédito pessoal; 

• Financiamento de veículos; 

• Crédito Direto Caixa; 

• Cheque Especial Pessoa Física; 

• Capital de Giro; 

• Construcard; 

• Moto Frete; 

• Microcrédito; 

• Crédito Consignado Renovação, 

• Demais operações. 

Código de Defesa do Consumidor 

Um credor não pode acrescentar de forma enganosa o seguro prestamista no seu empréstimo sem a sua permissão. Por isso, sempre que precisar assinar qualquer documento relativo à empréstimo, verifique antes com o credor se o empréstimo principal que está contratando inclui algum seguro prestamista. 

É contra a lei a inclusão do seguro sem o consentimento do consumidor. Por isso, fique sempre atento. 

Deixe um comentário