Extrato Bancário Em OFX: Como Abrir o Arquivo?

Extrato Bancário Em OFX: Como Abrir o Arquivo?

A Microsoft, CheckFree e a Intuit criaram juntas, no ano de 1997, um formato padrão para que os arquivos com dados financeiros pudessem ser movidos entre programas pelos usuários. A esse formato padrão, deu-se o nome de OFX, ou Open Financial Exchange (traduzindo: troca financeira aberta). Ele é responsável por abrigar informações financeiras e bancárias como o histórico de transações e extratos bancários, por exemplo. Embora, com o passar do tempo, vários outros tipos de arquivos tenham sido criados, o OFX ainda é usado por alguns programas. Dentre esses novos formatos que surgiram, podemos destacar o Sage ERP AccopacGnuCash, dentre outros. Algumas instituições financeiras ainda oferecem alguns arquivos nesse formato para que os clientes tenham como usar nesse programa, ou em programas semelhantes. 

Como Abrir o OFX? 

Se você recebeu um arquivo OFX, é comum que tenha dúvida sobre o que fazer para abri-lo. Como o seu objetivo é o de registrar dados financeiros, o OFX ajuda no registro e na configuração de dados bancários e financeiros tanto de pessoas físicas, quanto de pessoa jurídica. 

Para abrir o arquivo, começamos abrindo o Excel e clicando em “Arquivo”. Depois, selecione “Abrir”. Em seguida, clique no menu “Todos os arquivos em Excel” e selecione a opção “Todos os arquivos”. Procure o local onde está o seu arquivo OFX, selecione-o e clique em “Abrir”. Nesse momento, você receberá um aviso de que o arquivo OFX, que é um formato diferente, será exibido. Clique em “Sim”. Agora, você deve selecionar “Como uma tabela XML” e depois clicar em “OK”. Surgirão novos avisos posteriormente. Basta você clicar em “OK” para continuar abrindo o arquivo. 

Se acontecer de o arquivo não estiver sendo exibido corretamente, pode ser que alguns dos arquivos OFX contenham informações adicionais impedindo que o Excel consiga importá-lo de forma correta. Se isso acontecer, abra o arquivo OFX usando algum outro editor de texto ou mesmo o bloco de notas. Depois, você deve eliminar tudo que aparecer antes da tag (trecho do texto)<OFX>. Depois, adicione <?xml version=”1.0″ encoding=”ISO-8859-1″ ?> antes da tag (texto) <OFX>. Isso mostra para o Excel que os dados são armazenados no formato XML padrão, e ainda indica que os dados serão importados de maneira mais uniforme quando ele for aberto no Excel. 

O Excel, normalmente, não suporta a importação de arquivos OFX. Ainda assim, é possível abrir um arquivo, pois os dados do arquivo OFX ficam armazenados como XML, que é o formato nativo do Excel. Assim, o Excel é capaz de ler qualquer arquivo XML e poderá analisar, de forma automática, o arquivo em algum formato que seja mais fácil de conseguir ler. 

Como Converter Um Arquivo OFX? 

É muito simples a conversão de um arquivo OFX. O que precisamos é pesquisar sobre “converter arquivo OFX”. A forma mais recomendada é o formato XML, pois ele pode ser lido tanto pelo Excel quanto pelos programas semelhantes. 

Como Configurar Um Arquivo OFX? 

Em algum momento, você pode ter um arquivo OFX com certos dados indesejados ou que precisam ser configurados de maneira prévia, para que possam ser abertos de maneira correta no programa financeiro que você deseja. E isso pode acontecer em arquivos de qualquer banco ou instituição financeira. 

Uma dica é sempre analisar bem os dados e renomear cada coluna com um nome mais fácil de identificar. Após configurar o arquivo, não se esqueça de salvá-lo como um documento Excel. Caso precise acrescentar algum dado de algum arquivo OFX futuro, você só precisará abrir o Excel, copiar e colar os dados na planilha financeira base do Excel. 

Deixe um comentário