Como Funciona o Extrato Bancário

Como Funciona o Extrato Bancário

O extrato bancário é um documento que contém todas as movimentações feitas em uma conta bancária. Onde identificamos a letra “C”, indica que houve um crédito. E onde está a letra “D”, é sinal de que houve um débito. Por meio do extrato, podemos identificar todas as movimentações que aconteceram em determinado período de tempo, o saldo disponível na conta, se o correntista possui de limite e de quanto é esse limite.  

É possível acompanhar ainda todas as transações feitas com o cartão de débito, pois os valores são descontados diretamente na conta do usuário. Em alguns bancos, também é possível acompanhar até mesmo as movimentações do cartão de crédito. Outra coisa muito importante que podemos verificar em nosso extrato bancário são as apresentações de cheques em nossa conta. E, caso haja alguma devolução, é possível saber também quais deles foram devolvidos por não terem fundos. O cliente também poderá ainda verificar todas as taxas cobradas em sua conta por meio do extrato. 

O usuário pode solicitar o seu extrato a qualquer momento. Mas é bom verificar se o seu banco cobra pelo documento em caso de impressão em caixas eletrônicos. É possível retirá-lo também online, pelo internetbanking, em uma agência bancária e pelo telefone. 

Tipos de Extratos Bancários 

Podemos considerar três tipos diferentes e extratos bancários, conforme abaixo: 

 Extrato bancário comum: esse extrato é o resumo das movimentações feitas em uma conta em determinado período de tempo. E pode ser consultado pelo cliente a qualquer momento. Lembrando que é comum os bancos estabelecerem um limite de extratos impressos grátis permitidos ao cliente retirar por mês em caixas eletrônicos. Porém, se forem retirados pela internet, não são cobradas taxas.  

• Extrato mensal consolidado: nesse extrato estão impressas todas as transações que foram realizadas dentro do mês. Se o cliente deseja receber esse extrato todo mês, em alguns casos ele precisará entrar em contato com o gerente. 

Extrato anual consolidado: esse extrato contém todas as movimentações feitas durante o ano na conta do cliente, assinalando todas as taxas cobradas no período. É um extrato que não pode ser cobrado pelo banco, que deve enviar para o cliente sem custos. 

Entendendo o Extrato Bancário 

extrato apresenta as informações em ordem crescente. A transações mais antigas serão as primeiras a serem apresentadas. E as mais recentes poderão ser consultadas na parte inferior do extrato. 

O primeiro saldo que aparece no documento é o saldo inicial daquele período. O saldo atual estará no final do extrato. É bom ficar atendo e observar bem as informações. É comum os baixos informarem o saldo do cheque especial no extrato. E isso pode confundir um pouco, e nos fazer pensarmos que temos mais dinheiro do que pensávamos. 

Ainda estarão informados no extrato todas as taxas e os encargos. Assim, o cliente terá como verificar se os valores cobrados estão de acordo com o seu pacote de serviços contratado. 

Entender o seu extrato bancário é muito importante e pode te ajudar a manter um bom controle financeiro. Quem sabe até negociar valores de taxas com o seu gerente. 

Hoje em dia, os clientes contam com a facilidade da internet para acompanharem as movimentações em sua conta sem a necessidade de se dirigirem a uma agência bancária ou caixa eletrônico. Sem contar que, verificando o seu extrato pela internet, não é cobrada nenhuma tarifa, como já dissemos. Basta selecionar o período desejado e conferir tudo o que desejar, como a quantidade de saques feitos e os valores, os depósitos, e demais informações importantes. Tenha em mãos, de forma resumida, tudo o que acontece em sua conta todos os meses. 

Deixe um comentário