Quais as Diferenças Entre Poupança e Conta Corrente?

Quais as Diferenças Entre Poupança e Conta Corrente?

Quando vamos abrir a nossa primeira conta no banco, temos várias dúvidas. E uma delas é sobre a diferença entre conta corrente e conta poupança, qual é mais vantajosa, quais os custos de cada uma, etc. É importante que a pessoa tenha em mente o que ela vai precisar da sua conta, para evitar problemas e custos desnecessários. Hoje em dia é muito mais fácil obter informações antes de abrir uma conta. Por isso, hoje vamos explicar as principais diferenças que existem entre as duas opções para ajudar nessa tarefa. Continue lendo.

O Que é Uma Conta Poupança e Como Funciona?

A conta poupança, ou caderneta de poupança, como também é conhecida, é uma conta que tem como função principal guardar dinheiro. É uma opção de investimento mais usada no país e também apresenta baixo risco. Ela é a mais indicada para quem deseja poupar, guardar dinheiro. Embora o rendimento mensal da caderneta de poupança seja baixo, ele tem a vantagem de ser garantido. O cálculo do rendimento é feito da seguinte maneira:

– Se a taxa SELIC estiver igual ou inferior a 8,5% ano: 70% da taxa SELIC + TR

– Se a taxa SELIC estiver acima de 8,5% ao ano: 0,5% + TR

A conta poupança permite que o cliente possa resgatar o seu valor no momento que desejar. Não cobra nenhuma taxa, e o cliente pode consultar o seu saldo sempre que desejar pela internet, pelos caixas eletrônicos, em caixas 24 horas e casas lotéricas. Antes de sacar o valor, é importante se atentar para a data de aniversário da conta, para não perder o rendimento daquele mês.

O Que é Uma Conta Corrente e Como Funciona?

A conta corrente também é uma opção bem comum entre os brasileiros. Mas sua finalidade é mais comercial. Para abrir esse tipo de conta, a pessoa precisa ter mais de 18 anos de idade, assinar um contrato, comprovar o endereço e a renda.

A conta corrente é comumente usada para receber e realizar pagamentos por meio de cartão de crédito e débito, ou internet banking.

Ao contrário da caderneta de poupança, para ter uma conta corrente, o cliente precisa pagar uma taxa mensal. Essa taxa servirá para cobrir os serviços que o correntista tem direito. Quanto mais serviços o cliente tiver disponíveis em sua conta, maior será o valor dessa taxa.

A conta corrente oferece vários serviços para o cliente, como cartão de crédito, cartão de débito, cheque, DOC e TED, crédito pessoal online, internet banking e extrato mensal.

O cartão de débito pode ter também a função de crédito, caso o cliente desbloqueie essa função. Esse cartão possibilita realizar muitas transações através de caixas eletrônicos, internet, caixas eletrônicos, postos de atendimento e caixas 24 horas.

A conta corrente ainda possibilita ao cliente o acesso a vários serviços. Confira abaixo:

  • Contratar a corretora do próprio banco e poder realizar vários investimentos.
  • Pagar contas usando o débito automático.
  • O cliente tem acesso a financiamento, consórcio e contratar empréstimo.
  • Contratar seguro.

Diferenças Entre Conta Corrente e Conta Poupança

Existem muitas diferenças entre as duas contas. Cada uma possui suas próprias características. A escolha entre uma e outra vai depender da necessidade de cada cliente.

A conta poupança é indicada para as pessoas que querem guardar o seu dinheiro de forma segura e, ainda por cima, ter um rendimento mensal. Por ser um investimento de baixo risco, é o investimento ideal para quem gosta de segurança.

A conta corrente é a mais indicada para as pessoas que precisam realizar e receber pagamentos. É a maneira mais segura de realizar essas operações.

Deixe um comentário